Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba participa de Fórum Paranaense de Turismo Religioso

Jafar Tassi e Fernanda Inasaris, da Secretaria de Turismo de Cultura de Paranaguá, presentearam o presidente da Paraná Turismo, Jocob Mehl com uma imagem de Nossá Senora do Rocio, padroeira de Paranaguá e do Estado do Paraná. À direita, a representante de Guaratuba, Debura Carvalho de Aquino

A Prefeitura de Guaratuba participa do 2º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que acontece nesta quinta e sexta (17 e 18), em Maringá.

O evento reúne representantes dos municípios integrantes do Mapa do Turismo Brasileiro, autoridades religiosas, instituições de ensino superior, entidades e empresas ligadas ao segmento e outros interessados no assunto.

O objetivo é promover o turismo religioso no Paraná, valorizando o patrimônio histórico-cultural e contribuindo para o aumento do fluxo de visitantes. O Fórum terá palestras, painéis e visitas técnicas como city tour católico e inter-religioso.

A representante da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo de Guaratuba Debura Carvalho de Aquino vai acompanhar as discussões, e os “cases” do turismo religioso de Maringá, que tem um dos ícones religiosos mais conhecidos do estado, a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, e um atrativo recente, o Mosteiro dos Arautos do Evangelho. São dois locais de visitação que posicionam Maringá na rota do turismo religioso do Paraná.

Mercado Barrageiro dez25-jan26 mob

Também vai mostrar os atrativos de Guaratuba, que tem na Festa do Divino um dos principais eventos com origem religiosa, nos Foliões do Divino uma tradição e na Igreja construída em 1771, um dos mais antigos templos do Paraná.

No início do evento, os representantes de Paranaguá homenagearam o presidente da Paraná Turismo, Jacob Mehl. Jafar Tassi e Fernanda Inasaris, da Secretaria de Turismo de Cultura do município, entregaram a ele uma imagem de Nossa Senhora do Rocio, padroeira de Paranaguá e do Estado do Paraná.

Números – O turismo brasileiro apresenta, a cada ano, números mais expressivos em relação ao segmento religioso. De acordo com dados do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo (MTur), mais de 17 milhões de brasileiros viajam pelo país levados pela fé.

Conforme a organização do evento, atualmente o Paraná possui 25% de seus atrativos no segmento do Turismo Religioso, o que impulsiona as discussões sobre a temática, que ainda enfrenta muitos desafios como a informalidade. Cita-se o turismo religioso como um dos cinco segmentos turísticos mais importantes para o Paraná, para atrair fluxo turístico e gerar emprego, negócios e qualidade de vida, além de promover a espiritualidade.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba e da organização do Fórum

Leia também