Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Operação Verão da Marinha terminou com 24% mais abordagens

A Capitania dos Portos do Paraná divulgou o balanço da Operação Verão 2019/2020, que começou no dia 20 de dezembro e terminou no último dia 18.

Foram realizadas 3.811 inspeções navais, um aumento de 24,6% em relação a Operação Verão 2018/2019, quando foram registradas 3.058 abordagens. Pelo segundo ano consecutivo, não houve mortes em decorrência de acidentes náuticos.

Foram emitidas 164 notificações aos condutores e proprietários de 10 embarcações foram retiradas de tráfego temporariamente por comprometer a segurança da navegação e duas foram apreendidas. No período, aconteceram 8 acidentes ou fatos da navegação.

As equipes de Inspeção Naval atuam para fiscalizar documentos de registro da embarcação, habilitação do condutor e verificar a existência e condições de uso de itens de salvatagem e segurança, como coletes salva-vidas, boias, extintores, etc. Ao todo a área de jurisdição da CPPR abrange 89 municípios do Paraná e o trabalho é realizado com mais intensidade nos pontos de maior tráfego aquaviário no Litoral: baía de Paranaguá (rio Itiberê, Ccnal da Galheta e ilha do Mel), Pontal do Paraná (canal do DNOS e terminal de embarque de passageiros); baía de Guaratuba, Guaraqueçaba e Antonina.

Foram realizadas ainda ações de fiscalização em represas e alagados nas regiões do primeiro e do segundo planaltos do Paraná: Curitiba (Capivari e Passaúna); rio Iguaçu; São Mateus do Sul; Ponta Grossa (Alagados do rio Pintangui); e Norte Pioneiro (represa de Xavantes).

Leia também