Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Participação já é destaque na Semana da Pessoa com Deficiência em Guaratuba

A participação da sociedade civil já é o destaque do evento local da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, em Guaratuba, que começa na quinta-feira (21).

Até a outra quinta-feira (28), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Secretaria Municipal do Bem Estar e Promoção Social vão colocar a prova a sensibilidade e a consciência das pessoas da cidade.

Os temas do encontro são acessibilidade, inclusão no mercado do trabalho, reconhecimento, inclusão social, garantia dos direitos e respeito às diferenças. Tudo pode ser resumido na ideia-força “Eu Existo!” e na frase tirada da música de Claudinho e Buchecha: “Eu não existo longe de você”.

De acordo com a secretária Nilsa Borges e Shyrleide Lima, servidora cedida para secretariar os conselhos municipais, o evento está sendo realizado graças ao empenho de todos os conselheiros. De acordo com elas, a sociedade civil tem assumido seu papel e hoje todos os conselhos estão se emancipando da tutela pública. Elas destacam o Conselho da Pessoa com Deficiência no quesito participação.

Surpresas nos materiais de divulgação

A abertura da Semana, nesta quinta-feira (21), será nos meios de comunicação e nas redes sociais com a divulgação de cartazers e folderes da campanha com promessa de surpresas para o público.

Na sexta (22) os participantes vão até as escolas e locais de grande movimento distribuir materiais informativos sobre os temas.

No domingo (24), haverá uma missa de Ação de Graças na Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Na terça-feira (26) será feita uma “Blitz Cidadã” nos órgãos públicos com a participação dos alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e APADVG (Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais de Guaratuba) e da equipe de Fiscalização da Secretaria Municipal de Governo, Urbanismo e Administração.

Na quinta (28), será realiza da Caminhada “Eu Não existo Longe de Você”, com concentração na praça Alexandre Mafra às 13h30. Os participantes se dirigem até o Ginásio de Esportes José Richa onde haverá o encerramento, previsto para as 15h30, de novo com a presença da prefeita Evani Justus, secretários municipais, vereadores, Apae e APADVG.

Leia também