Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba decreta lockdown entre sexta e segunda-feira

O Município de Guaratuba decreta a partir da zero hora de sexta-feira (19) até às 5h de segunda-feira (22), lockdown em todo seu território.

Até às 23h59 de quinta-feira (18), continua vigente o Decreto n° 23.782 que regulamenta o horário de funcionamento, capacidade de público e outras medidas que estão sendo adotadas pelos serviços essenciais e não essenciais.

Supermercados e postos de combustíveis estarão fechados durante as 77 horas em que a medidas estarão em vigor. Também não poderão funcionar os deliverys. Apenas farmácias, táxis, transporte por aplicativo e segurança privada e atividades de autoatendimento, exclusivamente em agências bancárias poderão funcionar.

Está proibida a circulação de pessoas e veículos em todas as vias de Guaratuba, exceto exclusivamente para a finalidade de aquisição de medicamentos, obtenção de atendimento ou socorro médico para pessoas ou animais, embarque e desembarque no terminal rodoviário, atendimento de urgências ou necessidades inadiáveis próprias ou de  terceiros e prestação de serviços permitidos pelo  decreto (leia abaixo). Nesses casos, a pessoa deverá comprovar a necessidade de tal ao ser abordada pela fiscalização.

As barreiras restritivas na entrada da cidade e as interdições da praia e outros espaços públicos continuam vigentes. 

O prefeito Roberto Justus explicou a decisão em um vídeo. “Uma medida extramente dura, que acontece exatamente um ano depois do primeiro decreto que eu fiz aqui neste mesmo lugar quando fechava o acesso às nossas praias. Isso acontece no momento mais crítico da pandemia”. O prefeito também lembra que em 2020 houve 31 mortes pela covid e, nos últimos 30 dias, foram 48 falecimentos.

Confira a íntegra do Decreto n° 23.786

Leia também