Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Agricultores reivindicam melhorais nas estradas de Paranaguá

???????????????????????????????

Equipe do Projeto SAL e agricultores realizam encontro na Secretaria de Agricultura de Paranaguá, para debater sobre a melhoria nas estradas das colônias.

Nesta terça-feira (25) agricultores representantes do grupo de envolvidos no Projeto SAL (Sistema Agroalimentar Localizado), em conjunto com membros da equipe da Motirõ, foram até a sede da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Paranaguá (Semapa), apresentar uma das principais reivindicações dos moradores das colônias do município, a questão das péssimas condições das estradas.

Através da apresentação de um mapa os presentes debateram sobre as possibilidades de melhoria nas estradas, principalmente o trecho que vai da Colônia Maria Luiza até o alto da Cachoeira Quintilha e o trecho que sai da PR 508 até a Casa do Mel, na Colônia Santa Cruz.

O representante nomeado pela Secretaria ouviu os agricultores e afirmou que a prefeitura está disposta a contribuir no que for possível para melhoria das estradas. Ele mencionou, entretanto, que a prefeitura não pode elaborar o projeto necessário para a realização das obras, documento fundamental para efetuar a intervenção, e que este deverá ser elaborado pela Emater, que possui capacidade técnica para elaboração da proposta. O grupo decidiu então buscar o apoio deste órgão e buscará em um momento oportuno agendar uma nova reunião sobre o tema.

Para compreender as motivações e a importância desta ação, vale comentar o processo que resultou neste encontro. Durante todo o ano de 2014, a equipe técnica do SAL, esteve focada na elaboração de um diagnóstico, que permitisse identificar as principais potencialidades das colônias de Paranaguá, região do entorno da PR 508, e as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelos moradores.

Para realizar tal análise foram utilizados diversos instrumentos, com destaque para as entrevistas junto a 15 famílias, e o Mapa construído coletivamente pelos envolvidos no projeto.

Os resultados deste diagnóstico foram debatidos pelo grupo durante a realização de vários encontros, que aconteceram durante os meses de agosto a novembro, na própria comunidade. A partir destes encontros, chamados de “Café Parnaguara”, foram elencados diversos problemas para serem trabalhados pelo grupo, sendo os três prioritários:

Falta de união na comunidade;
Má condições das estradas;
Falta de mão de obra.

Chegar até este resultado, o consenso de quais eram os problemas prioritários na comunidade, era um dos principais objetivos do Projeto SAL. A equipe do projeto considera que, após dois anos, foram alcançados os objetivos.

Conheça mais o Projeto SAL – http://www.motiro.org/areas-de-atuacao/projeto-sal.html
Fonte e foto: Projeto SAL / Osni Arturo Francisco Junior – http://www.motiro.org/noticias-projeto-sal/equipe-do-projeto-sal-e-agricultores-realizam-encontro-na-secretaria-de-agricultura-de-paranagua-para-debater-sobre-a-melhoria-nas-estradas-das-colonias.html
Leia também