Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Estudantes de Guaratuba vão monitorar rio dos Paus

Alunos do Colégio Estadual Gratulino de Freitas vão monitorar as condições da água do rio dos Paus, no populoso bairro Piçarras, em Guaratuba. Eles participam do Projeto Sustentabilidade: da escola ao rio, desenvolvido pela Sanepar.

Os estudantes, do curso de formação de docentes, realizaram na manhã dessa quinta-feira (9), uma caminhada de reconhecimento de bacia do rio. Em Guaratuba o projeto foi oficialmente lançado no dia 29 de abril, no desfile cívico de aniversário da cidade. Durante o ano de 2015 os alunos realizarão três etapas de monitoramento da qualidade da água, que incluí parâmetros de PH, oxigênio dissolvido – OD, amônia e fosfato. Além de verificar a qualidade da água, os alunos realizarão atividades de plantio da mata ciliar, coleta e destinação de resíduos sólidos.

A professora Beatriz Zagonel de Camargo Melo explica que neste primeiro dia, os estudantes puderam observar a condição de preservação do corpo hídrico, a vegetação do entorno, ocupação urbana, lixo e também escolher os pontos que serão monitorados, disse.

Apenas para demonstração do kit de monitoramento foi realizado uma análise de oxigênio dissolvido, que apontou um resultado bom para a foz do rio ( 7 ppm).

Enamar – Nessa mesma atividade os estudantes também puderam conhecer a Enamar, associação que ensina jovens a navegar e que é comandada pela professora Beatriz e por seu marido, João Camargo.

O Projeto

Iniciado no ano de 2013 em todo o Paraná, o Projeto Sustentabilidade: da escola ao rio é uma iniciativa da Sanepar em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Já envolveu 37 escolas, 1.778 alunos e 11.310 participantes (alunos, professores e comunidade).

No litoral o projeto é coordenado pelo educador ambiental Guilherme Zavataro. Foi iniciado em 2013 com o Centro Estadual de Educação Profissional Brasílio Machado, em Antonina e estendido no ano de 2014 para o Colégio Estadual Gabriel de Lara, de Matinhos.

Com informações e fotos do Blog Guilherme Zavataro – https://bloguilhermezavataro.wordpress.com/

 

Leia também