Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Matinhos vai usar drones, testes rápidos e repelentes no combate à dengue

A Prefeitura de Matinhos vai adquirir drones, testes rápidos e repelentes na ação de combate à dengue e ao mosquito Aedes aegypti, que também é transmissor da zika, febre amarela e chikungunya.

A licitação está marcada para o próximo dia 16. Atendendo pedido da Secretaria da Saúde, nesta quinta-feira (5), o prefeito Zé da Ecler autorizou a compra de alguns testes rápidos e repelentes, em menor quantidade.

Diversas ações vêm sendo realizadas para um combate mais efetivo à dengue. Os testes rápidos serão disponibilizados em todas as Unidades Básicas de Saúde, a fim de reduzir a procura pelo atendimento na UPA, que teve seu efetivo reforçado para evitar maiores esperas por atendimentos. 

Os repelentes serão distribuídos para toda a população, iniciando-se pelos grupos de maior vulnerabilidade: idosos acima de 65 anos, gestantes, e crianças até 11 anos completos.

Os drones servirão à equipe de combate às endemias nas ações de fiscalização de focos do mosquito em imóveis fechados, terrenos murados e coberturas, dando assim maior agilidade às ações de combate ao mosquito da dengue.

De acordo com a prefeitura, os números de dengue no município são alarmantes, e diversas ações vêm sendo tomadas para eliminar focos do mosquito. O último boletim, divulgado nesta sexta-feira (6) mostra que já são 451 casos confirmados da doença na cidade, no período epidemiológico que começou no dia 1º de agosto de 2021.  

Mercado Barrageiro dez25-jan26 mob

Equipes da Secretaria da Saúde estão aplicando o veneno contra o mosquito através de bomba costal, além de ações como instalação de armadilhas que servem para quantificar a população do Aedes aegypti.

“Estamos organizando ações de remoção de criadouros de larvas para os próximos dias. O prefeito Zé da Ecler determinou a criação de mutirões de limpeza, rua à rua, para eliminação de resíduos sólidos que concentrem água parada, potenciais criadouros do mosquito. Estamos aumentando nossos efetivos para aplicação do veneno com bomba costal, que elimina o mosquito alado (adulto), e estamos avançando para a remoção dos criadouros, evitando que novos mosquitos circulem no nosso município”, informou o secretário da saúde, Paulo Henrique de Oliveira.

Essas ações serão iniciadas pelo bairro Tabuleiro, que tem o maior índice de infestação do mosquito e de casos da doença – 134 confirmações. Na sequência, serão difundidas a todos os bairros da cidade, dando prioridade aos bairros com maior índice de infestação do mosquito.

O prefeito Zé da Ecler, disse que todas as secretarias municipais estarão engajadas à pasta da Saúde nos mutirões contra a dengue, e principalmente a de Educação e Assistência Social. 

“Pedimos a colaboração de toda a população para eliminação dos focos do mosquito, todos precisam fazer sua parte, eliminando os focos de água parada nos vasos de plantas, limpando o quintal, tampando bem as caixas d’água, e fiscalizando uns aos outros. Combater a dengue é um dever de todos, e nós faremos a nossa parte”, finalizou o prefeito.

A Dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus. A transmissão é feita pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito.

Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

A dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

Secretaria da Saúde de Matinhos

Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Matinhos

Leia também