Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba elege duas delegadas para Conferência Nacional das Mulheres

Sílvia, Luciane e Carolina tiveram propostas aprovadas

Guaratuba teve destaque na IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada em Curitiba, nos dias 3, 4 e 5 de dezembro e elegeu duas delegadas para a Conferência Nacional.

Mais de 400 delegadas de todo o Paraná debateram as políticas de gênero com o tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres do Paraná”.

Nos três dias, foram tratados temas como o enfrentamento da violência doméstica, equiparação salarial, racismo, ampliação dos direitos e conquistas, questões de gênero na educação, diversidade, segurança, saúde integral da mulher, discriminação no trabalho, na sociedade e na política, entre outros.

Propostas são acatadas na Plenária

Guaratuba, que estava incluída no Grupo de Cidades de Pequeno Porte I, com menos de 50 mil habitantes, participou com três delegadas eleitas em setembro na Conferência Municipal.

Da área governamental, a pedagoga Luciane Ramos, coordenadora do SCFV (Serviço de Criação e Fortalecimento de Vínculos) da Secretaria do Bem Estar Social, teve grande destaque nos debates e formulações de propostas para a estruturação dos conselhos municipais da mulher, de propostas afirmativas de implantação do PNPM (Plano Nacional de Políticas para Mulheres), e pela criação dos centros de acolhimento para atendimento multidisciplinar, educativo e de garantia de segurança e proteção à mulher em situação de vulnerabilidade.

A delegada não governamental Carolina Calzolari, estudante de Direito e militante de movimentos feministas, apresentou defesa entusiasmada do resgate das questões de gênero na educação, pela importância desse debate nas escolas em todos os níveis de formação, com mecanismos que permitam abordagens claras e objetivas sobre a diversidade e a integralidade da condição feminina, como meio de combate ao preconceito sexista, ao machismo, à violência e à intolerância.

Outra delegada não governamental, a advogada Silvia Buchalla, defendeu a criação de incentivos fiscais e políticas tributárias diferenciadas no Estado e nos municípios para as mulheres empreendedoras e para empresas de mulheres que empreguem outras mulheres, sugerindo ainda a criação da MEF (Microempresa Feminina), com regime tributário também diferenciado na esfera federal, estimulando a criação de empregos e renda, com a divulgação e valorização das mulheres empreendedoras e do potencial feminino no mundo dos negócios.

Como resultado dessa participação ativa, na Plenária Final da Conferência, Luciane Ramos e Carolina Calzolari foram eleitas junto à representação do Estado do Paraná para a Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, que será realizada em Brasília, em março/2016, o que representa uma grande conquista para Guaratuba.

CDM Guaratuba

As delegadas e demais componentes do Comitê eleito na Conferência Municipal realizada em setembro estão preparando a criação do Conselho dos Direitos das Mulheres de Guaratuba, previsto para ser instalado também a partir de março/2016.

Leia também