Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Patrulha coíbe perturbação do sossego no Litoral

A Polícia Militar realizou duas atividades no Litoral durante o feriado prolongado: Patrulha do Sossego (que atua no atendimento de situações de perturbação) e as ações da Aifu (que fiscalizaram os comércios da região).

Quem explica é o chefe do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) e coordenador da Aifu, major Olavo Vianei Francischett Nunes. “Nossas equipes atenderam situações de perturbação do sossego através de acionamentos feitos pelo 190 e também aquelas presenciadas pelos policiais durante patrulhamento. Já as fiscalizações da Aifu visaram dar orientações e adequar os comércios para documentos e outras questões administrativas, tendo em vista o aumento do fluxo de pessoas para as comemorações do final de ano”, explica o major Vianei.

A Aifu (Ação Integrada de Fiscalização Urbana)é coordenada pela Polícia Militar e conta com a participação do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Guarda Municipal, da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Urbanismo do Meio Ambiente, da Secretaria de Trânsito (Setran), além de representantes de outros órgãos. Além da fiscalização sanitária e dos laudos de licenciamento os policiais também verificam se existem outras irregularidades no local como a permanência e venda de álcool a menores, poluição sonora, foragidos da justiça, a presença de armas e drogas, além de outros delitos que precisem ser coibidos.

Em Matinhos, das 16 horas de sexta-feira (11) até a meia-noite de sábado (12), foram 97 pessoas e oito veículos abordados, nove comércios fiscalizados e três encontrados fechados no momento da operação. Ao todo, 20 autuações administrativas foram emitidas.

Ainda em Matinhos, das 19 horas de sábado (12) até às 3 horas de domingo (13), foram 108 pessoas e 17 veículos abordados, além de nove estabelecimentos fiscalizados e um já encontrava-se fechado durante a ação. As equipes também lavraram 20 autuações administrativas e 10 autos de infração de trânsito.

Pertubação do Sossego

A Patrulha do Sossego tem por objetivo combater a perturbação do sossego e proporcionar mais segurança à comunidade. As equipes policiais priorizam o atendimento destas situações, mas também prestaram apoio em outras ocorrências.

“As equipes fizeram patrulhamento nas proximidades de comércios e locais com aglomeração de pessoas, bem como intensificaram as abordagens voltadas à fiscalização no trânsito, devido aos abusos flagrados durante este período no Litoral, como carro rebaixado e pessoas na carroceria dos veículos”, diz a soldado Pollyanna Leopoldo de Lima, integrante da Patrulha do Sossego.

Segundo Pollyanna, o patrulhamento oferecido pelo maior número de viaturas no Litoral do estado já trouxe como resultado a redução na ocorrência de crimes como roubos e furtos, pois a atuação dos policiais militares tem como foco a prevenção.

Durante as atividades da Patrulha do Sossego, que aconteceram nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, os policiais fizeram 70 atendimentos, mais 33 fatos não foram constatados, 37 Termos Circunstanciados de Infrações Penais e 47 autos de infração de trânsito lavrados, 790 abordadas e cinco veículos recolhidos ao pátio.

Na sexta-feira (11), em Guaratuba, foram quatro atendimentos, 36 pessoas abordadas, oito autos de infração de trânsito e um veículo recolhido ao pátio. No mesmo dia, em Matinhos, foi um atendimento, um Termo Circunstanciado, 150 pessoas abordadas e quatro autos de infração de trânsito. Em Pontal do Paraná foram dois atendimentos, um Termo Circunstanciado, 10 pessoas abordadas e um auto de infração de trânsito.

O sábado (12), em Guaratuba, foram seis atendimentos, cinco Termos Circunstanciados, 98 pessoas abordadas, dois autos de infrações de trânsito e um veículo recolhido ao pátio. No mesmo dia, em Matinhos, foram sete atendimentos, cinco Termos Circunstanciados, 200 pessoas abordadas e dois veículos recolhidos ao pátio. Já em Pontal do Paraná foram oito atendimentos, três Termos Circunstanciados, 15 pessoas abordadas e dois autos infrações de trânsito.

No domingo (13), em Guaratuba, os policiais deram seis atendimentos, lavraram quatro Termos Circunstanciados, abordaram 30 pessoas e registraram dois fatos não constatados. Já em Matinhos foram quatro atendimentos, um Termo Circunstanciado lavrado, 20 pessoas abordadas e três fatos não constatados. Em Pontal do Paraná foram sete atendimentos, quatro Termos Circunstanciados, 80 abordagens a pessoas e três fatos não constatados.

Na segunda-feira (14), em Guaratuba, foram oito atendimentos, quatro Termos Circunstanciados, quatro fatos não constatados, 56 pessoas abordadas e 19 autos de infração de trânsito. As situações aconteceram nos balneários Coroados e Brejatuba. Na mesma data, em Pontal do Paraná, as equipes fizeram cinco atendimentos e 20 pessoas abordadas, sendo cinco fatos não constatados.

Na terça-feira (15), em Guaratuba, foram seis atendimentos, cinco Termos Circunstanciados, 40 pessoas abordadas, 11 autos de infração de trânsito e um veículo recolhido. As ações aconteceram no Balneário Brejatuba. Em Matinhos, foi dado atendimento a uma situação e quatro pessoas foram abordadas. Não houve nenhuma solicitação de Perturbação do Sossego pelo 190 e em patrulhamento não foi localizado nenhum foco de perturbação.

Leia também