Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Prefeito de Garuva recebe representantes do MST

Reunião na Prefeitura. Foto: Assessoria de Comunicação de Garuva

O prefeito de Garuva (SC), Rodrigo Adriany David, recebeu, na manhã desta quarta-feira (12), representantes do MST que ocuparam uma propriedade rural na cidade, nesta segunda-feira (10).

Dr. David, como é conhecido, disse que não iria julgar a ocupação, mas que acredita na causa do movimento e em suas bandeiras. Falou das dificuldades financeiras da prefeitura, mas declarou estar “em busca das melhores alternativas para todos”.

O grupo relatou estar em busca de sustento e melhores condições de vida, visando sair da zona urbana para viver em maior segurança na área rural. Os cenários de violência e o desemprego é o que mais motivam o movimento a buscar terras a serem ocupadas. Entre as 600 famílias esperadas para ocupar os cerca de mil hectares de uma propriedade na Mina Velha, muitas são de Garuva – as demais são de cidades próximas: Joinville, Jaraguá do Sule Araquari.

Como a educação é uma grande preocupação tanto da prefeitura como dos militantes, o número total de crianças alojadas deve ser informado à Prefeitura na próxima segunda-feira (17), para que elas tenham acesso ao transporte e matrícula na rede municipal de ensino o mais breve possível.

O prefeito expôs sua preocupação devida ao número de militantes, que deve aumentar nos próximos dias, visto que isto pode prejudicar a qualidade dos serviços básicos por não possuir suporte para tanto.

A coordenação do movimento afirmou que caso a justiça determine que o grupo deixe o local, as famílias irão para outro município, podendo permanecer em Garuva até que seja decidido o destino a ser tomado.

A reunião contou com a presença de cinco militantes, entre eles João Maria de Oliveira, um dos coordenadores do movimento em Garuva, e Juliana Adriano, que é coordenadora do setor de educação do MST em Santa Catarina. Também participaram o conselheiro tutelar Marcio Alves da Luz, o vereador Paulo Guataçara, o chefe de gabinete Adamastor Saad Benedet Junior, e o comandante local da Polícia Militar, sargento Ivonei Polsin.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Garuva

Leia também