Alunos da Unespar em Paranaguá continuam sem aulas
Alunos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em Paranaguá continuam se saber quando poderão iniciar o ano letivo de 2015. As obras de reforma do campus ainda não terminaram.
No último dia 24 de março foi depositado o valor de R$ 43,6 mil para a Construtora Enoque Teixeira, empreiteira responsável pelas reformas das salas de aula. Outro pagamento referente às obras é da Construtora M Figueira, empreiteira responsável pelas reformas dos banheiros da instituição. Esses pagamentos são dos atrasados, do ano de 2014 quando houve a paralisação das obras; e segundo os empreiteiros, as reformas só terão suas conclusões definidas após o pagamento total do montante orçado.
Segundo o diretor da Unespar Paranaguá, Mauro Stival, com o pagamento dos atrasados da obra de reforma aos empreiteiros, espera-se construir os banheiros do Bloco A e algumas salas, deixando o Bloco C para a sequência. Com isso, partes dos cursos continuariam suas atividades na sede da instituição em Paranaguá e a outra parte no Instituto de Educação, que fica ao lado da Unespar.
Porém, a retomada das obras não foi o suficiente para decidir pelo início das aulas e os acadêmicos questionam quando poderão voltar aos estudos. O diretor do campus de Paranaguá manifestou a sua preocupação com o calendário acadêmico, que poderá ter atividades na instituição sem as férias de julho e sem pausa em janeiro e fevereiro de 2016, com aulas aos sábados.
De acordo com Alex Vizine, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), informou que foi criada uma Comissão Fiscalizadora das obras para acompanhar o andamento das reformas, composta por professores, agentes universitários e acadêmicos.
A Unespar campus de Paranaguá oferta sete cursos de graduação que envolve 1.840 alunos e 96 professores.