Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Pontal a sua praia nov-dez24 mob

Área de escape na BR-376 completa cinco anos, com entradas impressionantes

Dispositivo implantado no km 667 da BR-376, em Guaratuba já registrou 272 entradas de veículos, com 554 pessoas envolvidas

A primeira área de escape implantada pela concessionaria Arteris Litoral Sul no km 667,3 da BR-376, em Guaratuba, completou cinco anos de operação no último dia 16 de novembro. Desde a implantação, foram registradas 272 entradas de veículos no local, com 554 motoristas e passageiros.

A área de escape foi construída na margem esquerda da pista Sul (sentido Santa Catarina) no km 667,3 da BR-376, justamente para facilitar o acesso de veículos com problemas mecânicos. A estrutura tem faixa de aproximação de 500 metros para entrada, com sinalização horizontal indicativa quadriculada, caixa de cinasita com 1,1 metro de profundidade e 150 metros de extensão, e duas faixas laterais pavimentadas para operação e transbordo dos veículos.

A estrutura possui duas pontes rolantes sob trilhos com capacidade para a movimentação de até 70 toneladas. Com esses equipamentos, é possível remover os veículos que utilizarem a área de escape de forma mais ágil, otimizando a operação e a liberação do espaço.

Fotos: Arteris Litoral Sul

Área de escape

As áreas de escape são recursos de segurança projetados para rodovias – principalmente em trechos como declives, como serras. Uma segunda área de escape foi construída no trecho da BR-376, em 2019, um pouco mais à frente, no km 671,7, também em Guaratuba.

Os dispositivos são projetados nas margens das rodovias – com sinalização indicativa para que o motorista direcione seu veículo (veículos pesados, caminhões, carretas, ônibus) conforme a sinalização indicativa até a área de escape – uma caixa de concreto com profundidade variável – aproximadamente 1 metro – preenchida com argila expandida (cinasita) – similar a utilizada na jardinagem. A caixa é projetada para absorver o impacto, reduzindo a velocidade do veículo até a parada em segurança.

As áreas de escape funcionam como um recurso extra de segurança. Em trechos de Serra, principalmente, se faz necessária a condição adequada de manutenção do veículo. Além disso, a direção defensiva também é essencial, respeitando os limites de velocidade, as normas de trânsito, e a pilotagem segura com uso do freio motor.

Leia também