Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba e Emater firmam parceria para agricultura familiar

A Prefeitura de Guaratuba firmou parceria com a Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR) para fortalecer a agricultura familiar.

No último dia 14, Guaratuba aderiu ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que visa beneficiar entidades públicas e não-governamentais e os pequenos produtores.

Em 2015 novas regras estarão valendo para o PAA, o que trará mais vantagens para o agricultor familiar, refletindo em importante conquista para as entidades que trabalham no combate à fome e na garantia da segurança alimentar e nutricional.

Para as famílias da área rural que já foram cadastradas no programa ou para as famílias que têm interesse em participar no próximo ano, vale ficar atento às novas regras e na chamada para inclusão no PAA em 2015.

Produtor vai receber diretamente do governo federal

Dentre as principais inovações está a previsão de execução do PAA mediante Termo de Adesão, dispensada a celebração de convênio. Esse novo instrumento vai proporcionar maior continuidade e facilidade na execução do Programa.

A nova forma de operação prevê a existência de um sistema informatizado, onde serão cadastrados todos os dados de execução pelos gestores locais, e a realização do pagamento pela União, por intermédio do MDS, diretamente ao agricultor familiar, que receberá o dinheiro por meio de um cartão bancário próprio para o recebimento dos recursos do PAA.

Leia também