Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Prefeitura de Guaratuba debate políticas para idosos e pessoas com deficiência

Leitura e debate dos relatórios contou com intérprete de Libras
Leitura e debate dos relatórios contou com intérprete de Libras

O 1º Fórum Municipal de Integração da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência debateu reivindicações diretamente com secretários municipais de Guaratuba.

Além das equipes da Prefeitura, o evento reuniu quase 200 participantes, na manhã e tarde de terça-feira (12), no Iate Clube de Guaratuba: 52 delegados dos direitos da pessoa com deficiência, 80 delegados dos direitos da pessoa idosa e 60 convidados.

O fórum conjunto foi organizado pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência com apoio da Secretaria Municipal do Bem Estar e Promoção Social e Senac. Adolescentes do Programa Jovem Aprendiz interagiram com o público durante todo o evento.

A abertura contou com a presença da prefeita Evani Justus, secretários e vereadores. Alguns vereadores acompanharam os debates no decorrer do dia e, no final do encontro, os secretários ouviram e responderam as reivindicações.

Ainda no período da manhã aconteceu a eleição para a representação não governamental do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para a Gestão 2016/2017 foram eleitos:
Representante dos deficientes visuais: Lauro Alves (titular) e Tereza Domingues, avó de D.V. (suplente)
Representante dos deficientes auditivos: Ligia Claúdia Temoteo Kruger (titular) e Cintia Arlete Hahn (suplente)
Representante dos deficientes físicos: Ana Maria Vieira de S. Biachin (titular) e Juarez Pereira (suplente).
Entidades natas: Apae e APADVG
Entidade eleita: Clube Guará da Melhor Idade

Fotos: Correio do Litoral
Fotos: Correio do Litoral

Ao final foram eleitas as entidades da representação não governamental do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosas:
Pastoral da Pessoa Idosa, Clube Guará da Melhor Idade, Paróquia N.S. do Bonsucesso e Apig (Associação de Proteção ao Idoso de Guaratuba). Faltaram entidades para assumir duas vagas, que serão ocupadas posteriormente a convite do Conselho.

No período da tarde aconteceram as discussões dos grupos com base nos eixos definidos nas conferências de 2015. Após as discussões, o relator de cada grupo leu sua proposta. Secretários municipais e representantes das secretarias argumentaram e responderam as reivindicações dirigidas à Prefeitura.

De acordo com os organizadores, as principais reivindicações foram:
– Implantação de Casa Lar e Centro Dia para pessoas idosas;
– Expansão do atendimento na área da saúde voltados para a pessoa idosa e a pessoa com deficiência;
-Campanhas de conscientização dos direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência;
– Acessibilidade;
– Melhorias no sistema de transporte urbano;
– Contratação de intérpretes de libras pelo município;
– Fortalecimento dos conselhos e da participação popular.

Secretários e diretores do Município esclareceram dúvidas e responderam aos questionamentos sobre as prioridades, as ações que estão em andamento e a viabilidade das reivindicações. O debate contou com apoio de um intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). As deliberações e as prioridades farão parte de documento do Fórum que será encaminhado às diversas instâncias.

 

 

 

Leia também