Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Consumo de água no Litoral no dia 1º foi igual ao de 600 mil pessoas

Praia Central de Guaratuba na tarde do dia 31/dez | foto: Gustavo Aquino / Correio do Litoral

Moradores e veranistas consumiram mais de 1 bilhão de litros de água no Litoral nos primeiros dias da temporada de verão, informou a Sanepar. De 17 de dezembro a 2 de janeiro, a média foi de 63 milhões de litros de água por dia. 

O pico foi no primeiro dia do ano, quando chegou a 93 milhões de litros, 13% a mais do que no primeiro dia de 2022. Esse volume seria suficiente para abastecer durante um mês cidades com população em torno de 20 mil habitantes, diz a empresa.

Com base nisso, a projeção mensal do consumo neste dia é o equivalente ao de aproximadamente 600 mil pessoas. As cidades atendidas pela Sanepar no Litoral têm, juntas, 141.840 habitantes, segundo a prévia do Censo 2022.  No Litoral, a Sanepar atende as cidades de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes e Guaraqueçaba. As outras duas, Paranaguá e Antonina, têm empresas municipais de água e esgoto.

Não é possível afirmar que havia 600 mil pessoas nas 5 cidades do Litoral no Ano Novo, pois o consumo é diferenciado nesta época, principalmente nas praias, mas o número serve de parâmetro sobre o movimento de turistas na região.

Sem faltar água, diz Sanepar

Durante o verão, a Sanepar mantém uma superestrutura operacional no Litoral para atender ao grande aumento da população nas praias e garantir regularidade no abastecimento. Segundo a empresa, houve apenas registros pontuais de falta de água ou de baixa pressão na rede, causados por rompimentos de rede e vazamento oculto.

Com apoio de caminhões-pipa, foram injetados 3,4 milhões de litros de água tratada nos reservatórios-contêineres instalados em áreas estratégicas e diretamente nas redes de distribuição, reforçando o abastecimento nos horários de maior consumo.

A companhia também instalou 33 geradores de energia elétrica em sistemas de captação, produção e distribuição de água e também no sistema de esgoto do Litoral a fim de assegurar a operação dos equipamentos em caso de queda no fornecimento de energia. Isso foi necessário na última semana do ano para manter em funcionamento a captação do rio Sai-Guaçu, em Guaratuba, durante manutenção corretiva do serviço de energia elétrica.

“A Sanepar tem feito todos os investimentos e esforços ao longo dos anos para melhorar cada vez mais a capacidade e eficiência de produção e distribuição de água no Litoral. Durante a temporada, disponibilizamos mais trabalhadores operacionais para atender a esta demanda. Pelo segundo ano consecutivo, não houve falta de água na passagem do ano, quando o consumo triplica em relação aos dias normais. Isso é motivo para comemorarmos”, afirma o diretor de Operações da Companhia, Sergio Wippel.

Dicas de uso racional

Mesmo com todas essas ações, a Sanepar alerta para que moradores e veranistas façam uso racional da água, evitando desperdício. As dicas são simples:

– Tome banhos mais rápidos (no máximo, cinco minutos);

– Não deixe crianças brincando com chuveiros e mangueiras;

– Mantenha limpa a água das piscinas infantis com o uso de água sanitária, sem esvaziá-las;

– Cubra as piscinas infantis à noite para evitar evaporação e conservar a água limpa, sem esvaziá-las;

– Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba. Abra somente na hora do enxágue;

– Ao lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos e panelas e só depois abra a torneira para molhá-los. Com a torneira fechada, ensaboe toda a louça e, então, abra a torneira para enxaguar;

– Evite lavar o carro durante a temporada. Faça isso depois que retornar de viagem;

– Não lave calçadas nem quintal durante a temporada. Use vassoura para tirar a sujeira;

Leia também