Bombeiros capacitam comunidade escolar do Litoral para emergências
O 8º Grupamento de Bombeiros capacitou, entre outubro e novembro, 112 professores das escolas estaduais e especiais como brigadistas, nos municípios de Paranaguá, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba.
O programa Brigada Escolar tem como objetivo capacitar professores, funcionários administrativos e alunos para enfrentar situações de risco e gerenciar situações emergenciais no interior das escolas.
Possui duas etapas: a primeira consiste na Capacitação de Gestores e Multiplicadores e Repasse de Conteúdos ao público-alvo e tem duração de 60 horas/aula ministradas através da plataforma EAD (Ensino a Distância). Já a segunda etapa, com 16 horas, na modalidade teórica e presencial, é de responsabilidade das Coordenarias Regionais de Proteção e Defesa Civil (Corpdec), por intermédio do Corpo de Bombeiros e Núcleo Regional de Educação.
Os brigadistas receberam instruções teórico-práticas em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), incluindo Reanimação Cardiopulmonar (RCP), em Combate a Incêndios, com ênfase no conhecimento e utilização dos diversos tipos de extintores de incêndios.
Fonte: 1° tenente Júlia dos Santos Saldanha / 8º GB