Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Conservação na Estrada de Guaraqueçaba segue em ritmo lento

Foto: DER

Os serviços de conservação da PR-405 (Estrada de Guaraqueçaba) seguem em ritmo lento e o Governo afirma que as condições do tempo dificultam o trabalho na via não-pavimentada.

Na  semana passada, a empresa contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) se concentrou no entroncamento com a PR-340, na localidade de Cacatu. De acordo com o DER, os serviços na estrada de terra são possíveis somente quando as condições climáticas estão favoráveis, sem chuvas. 

O cronograma também leva em conta garantir que a estrada esteja em condições para o deslocamento do maquinário e caminhões carregados de material, vindos de Antonina. “Isso evita desgaste e necessidade de maiores manutenções nos veículos utilizados, o que prejudicaria o andamento das atividades e geraria mais custos”, diz autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística.

Próximo ao entroncamento com a PR-340 foram feitos o patrolamento e compactação da pista. Continuando pela PR-405 foi realizada a escarificação e cascalhamento compactado com material de jazida comercial de Antonina. Este serviço ajuda a prevenir o surgimento de pontos de lama após chuvas, garantindo maior trafegabilidade ao trecho.

Em demais segmentos da rodovia, o DER informa que aguarda um licenciamento ambiental para extração de seixos naturais, que serão empregados no serviço de cascalhamento, melhorando as condições de uso da pista para a população de Guaraqueçaba.

Devido à grande distância e volume insuficiente de material em Antonina para atender as necessidades da rodovia inteira, nos demais trechos ocorrem serviços para melhorar o sistema de drenagem de águas, facilitando o escoamento após períodos de chuvas excessivas, bem como melhorias na pista nos períodos de tempo bom.

Os serviços são executados por meio de contrato de manutenção e conservação de via não-pavimentada feito pelo DER. As intervenções devem ser executadas de modo rotineiro ao longo dos meses, com frentes de trabalho atuando enquanto houver quantitativos e serviços disponíveis no contrato.

Leia também