Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

DER não acata recurso e confirma vencedora da licitação na Estrada da Graciosa

Foto: DER

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nesta quarta-feira (7) o resultado final da licitação para avaliar as encostas e taludes da PR-410 (Estrada da Graciosa).

Pontal 40 milhões

Foi confirmada como vencedora a empresa Moretti Engenharia Consultiva, com proposta de preços no valor de R$ 2.640.334,14, que apresentou a proposta mais alta, mas foi a única classificada. 

A confirmação se deu após a interposição de recurso por uma das outras participantes ter sido analisada pelo DER/PR, autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, e não acatada, ficando mantido o resultado anterior. Duas empresas desclassificadas apresentaram propostas a partir de R$ 1.467.197,270. 

De acordo com o DER, agora será publicada a homologação em Diário Oficial e no portal Compras Paraná, dando início a trâmites internos para assinatura do contrato, e depois a emissão da ordem de serviço, que determina a data de início das atividades. O prazo de execução será de cinco meses.

Estão previstos o mapeamento e perfilamento a laser em veículo aéreo, avaliação das condições de drenagem, avaliação das condições geotécnicas e realização de sondagens, consolidação de estudos sobre o trecho e elaboração de um mapa de risco, e a elaboração de projetos básicos de engenharia para os pontos críticos identificados.

O objetivo é identificar todas as áreas de risco de deslizamentos e elaborar soluções para garantir sua estabilidade, evitando que novos danos voltem a ocorrer na Estrada da Graciosa, que é turística e que teve seu tráfego liberado integralmente no final do ano passado, após serem recuperados os estragos causados pelas chuvas. A área monitorada abrange o trecho entre o km 6 e o km 16 e tem 6,82 quilômetros quadrados.

Leia também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More