Ferry boat na baía de Guaratuba volta a cobrar tarifa

Foi retomada à 0h desta quarta-feira (3) a cobrança da travessia da Baía de Guaratuba pelo ferry boat. A tarifa base é de R$ 8,90.
A mudança encerra a gratuidade da travessia iniciada em agosto, quando entrou em vigor o novo contrato de operação do serviço. Pelo novo contrato, a empresa Internacional Marítima recebe cerca de R$ 5,3 milhões por mês do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), independente da arrecadação ou isenção da tarifa.
Segundo o Governo do Estado, o plano é manter a travessia em operação até ser construída a ponte sobre a Baía de Guaratuba, que ainda está na fase de implantação dos canteiros.
De acordo com estudos técnicos e com base em dados históricos, o volume anual médio de tráfego da travessia da Baía de Guaratuba é de 1,4 milhão de veículos.
Moradores – Permanece a isenção de pagamento da travessia para veículos emplacados e pertencentes a proprietários que moram em Guaratuba, conforme estabelecido pela lei estadual n° 15.749/2007.
Caminhões pesados – Proibido o tráfego de veículos com mais de três eixos. Poderão passar apenas das 23h59 às 06h01. Proibido nos feriados nacionais. Exceção do transporte coletivo de passageiros e veículos prestadores de serviços públicos, que poderão trafegar em qualquer horário.