Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Formatura de aluna indígena na EJA é comemorada em Paranaguá

Fotos: Semedi

A formatura de uma aluna indígena na Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi motivo de comemoração dos colegas, professores e até mesmo da Prefeitura de Paranaguá.

Ivaneide Pará Benite, da Escola da aldeia Pindoty, na Terra Indígena Ilha da Cotinga, é a primeira aluna indígena a concluir a Fase I da EJA no município, “representando um marco histórico para a educação inclusiva e para o respeito à diversidade cultural dentro da rede municipal”, destaca o site oficial do município.

A formatura aconteceu na noite desta quarta-feira (2), no auditório da Biblioteca Leôncio Correia, no bairro João Gualberto. A cerimônia reuniu estudantes, familiares, professores e autoridades “em uma celebração marcada por histórias de superação e conquistas”.

“Ao lado de Ivaneide, outros 11 formandos também concluíram essa importante etapa do ensino fundamental, provando que nunca é tarde para recomeçar e seguir aprendendo. Cada nome chamado foi seguido por aplausos carregados de significado, reconhecimento e emoção”.

Detran Julho 2025

A cerimônia contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) como a diretora da Escola Polo Edite Lobo, Edimar Pereira Neves; a supervisora especial em Gestão Pedagógica I, Ziuzânia B. dos Santos; a chefe da EJA, Nirlene Samorano Pires e o vereador Eduardo de Oliveira (Edu).

Formandos: Anna Júlia Morais Tomaz, Ivaneide Pará Benite, Lucimar Diná do Rosário, Lauriane de Ramos Manso, Thiago Davi Ribeiro da Silva, Silmara de Jesus do Nascimento, Cremilda da Conceição Silva, Jeane Fermino da Silva, Leni Pereira de Menezes, Marli de Souza Gomes, Henry Rodrigues Aguial e Noemi Gonçalves de França.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá / jornalista: Rafaela Takiguchi

Leia também