Fundação Palmares lança II Bolsa de Mobilidade Cultural Afro-brasileira
A Fundação Cultural Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), lançou, nesta sexta-feira (16), a II Edição do Edital Bolsa de Mobilidade Cultural Afro-brasileira.
O edital oferecerá 30 bolsas culturais, em cota única, no valor de R$ 9.000,00, para projetos que promovam a cultura afro-brasileira em território nacional.
O objetivo é apoiar financeiramente a realização de estudos e pesquisas dentro dessa temática, proporcionando recursos para despesas exclusivas de hospedagem, alimentação e transporte (aéreo ou terrestre) de agentes culturais.
As ações culturais de estudos e pesquisas, desde que voltadas exclusivamente à temática da cultura afro-brasileira, poderão abranger atividades como:
- participação em eventos estratégicos no território nacional, tais como feiras, mercados, festivais e rodadas de negócios;
- intercâmbios e residências artísticas, técnicas ou em gestão cultural;
- projetos de pesquisa para a criação de obras e espetáculos artísticos;
- cursos de capacitação profissional, extensão, graduação, especialização, mestrado ou doutorado;
- ações de circulação estadual, regional ou nacional;
- outras ações de promoção, memória, patrimônio cultural, difusão e capacitação na área da cultura.
QUEM PODERÁ PARTICIPAR
- Pessoas físicas, brasileiros natos ou naturalizados, maiores de idade, residentes no Brasil e autodeclaradas negras (pretas ou pardas); e/ou
- Pessoas físicas, brasileiros natos ou naturalizados, maiores de idade, residentes no Brasil e membros de Comunidades Remanescentes de Quilombo (CRQ), devidamente certificadas pela Fundação Cultural Palmares.
INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas e estarão abertas pelo prazo de 20 dias corridos, iniciando-se às 9h01, horário de Brasília, da sexta-feira (16) conforme Anexo I – Cronograma do Edital.
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento e envio definitivo do formulário de inscrição, cujo link de acesso está disponível na página eletrônica do edital, na plataforma “Prosas”: mobilidade2024fcp.prosas.com.br.
As inscrições serão encerradas às 18h (horário de Brasília) do dia 4 de setembro de 2024. Serão desconsideradas as inscrições realizadas após a data e o horário de encerramento.
O prazo de inscrição poderá ser prorrogado, caso a Fundação Cultural Palmares julgue necessário, a bem do interesse público.
O edital e seus anexos estarão à disposição dos interessados, em sua íntegra, na plataforma Prosas (mobilidade2024fcp.prosas.com.br).
Leia abaixo o edital (regulamento) e seus anexos na íntegra:
a) Edital 03/2024 – Bolsa de Mobilidade Cultural Afro-brasileira;
b) Anexo Espelho Formulário de Inscrição;
c) Anexo Tutorial de Inscrição Plataforma Prosas;
e) Anexo II – Autodeclaração Étnico Racial;
f) Anexo III – Declaração de Pertencimento Étnico;
g) Anexo IV – Declaração de Cópias Idênticas ao Original;
h) Anexo V – Autorização de Uso de Imagem;
i) Anexo VI – Termo de Bolsa Cultural;
j) Anexo VII – Relatório do Bolsista;
k) Anexo VIII – Perguntas e Respostas;
l) Anexo IX – Sugestão de Modelo de Planilha Orçamentária;
m) Anexo X – Roteiro para apresentação em Vídeo.
CONTATO
Para mais informações sobre o regulamento, entre em contato com a Fundação Cultural Palmares, por meio do e-mail [email protected].