Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos 57 anos 1500 x 250

Gaeco investiga tráfico de drogas por veterinários em Paranaguá e Curitiba

Foto: Divulgação / Arquivo

Os Núcleos de Curitiba e Paranaguá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagraram nesta sexta-feira (1º), a Operação Nexus, que investiga o crime de tráfico de drogas vinculado à aquisição e prescrição de medicamentos controlados de uso veterinário.

Os núcleos do Ministério Público do Paraná contaram com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em residências e clínicas veterinárias de Curitiba e Paranaguá.

As investigações tiveram início a partir da constatação, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, de que médicos veterinários estariam emitindo notificações de aquisição ou prescreviam as substâncias cetamina e mefentermina em patamares muito acima do normal e fora do padrão observado na prática veterinária regular. 

A cetamina é utilizada como droga para uso recreativo e também para sedação de vítimas no golpe conhecido como “boa noite, Cinderela”, e a mefentermina é empregada indevidamente para aumento de performance em atividades esportivas.

Realizadas diligências a respeito da compatibilidade do perfil de aquisição ou prescrição com a atividade profissional constatada, foram identificados três médicos veterinários que foram alvo das medidas cumpridas na sexta-feira com o objetivo de verificar a destinação da enorme quantidade de cetamina e mefentermina prescrita ou adquirida e a comprovação da utilização em procedimentos veterinários ou o desvio para uso recreacional ou criminoso, bem como a existência de eventuais redes de contato com traficantes ou usuários.

Na operação realizada, além de documentos e dispositivos eletrônicos que serão analisados em conjunto com os elementos de prova já produzidos na investigação, foram apreendidas porções de maconha e haxixe para uso pessoal e uma arma de fogo sem registro.

Leia também