Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

IAP capacita policiais ambientais para reforçar fiscalização

Cerca de 60 policiais lotados na 1º Companhia do Batalhão da Polícia Militar Ambiental Força Verde (BPAmb-FV) passaram por treinamento para atuar em conjunto com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) com o objetivo de reforçar a fiscalização na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral.

Na capacitação foram discutidos assuntos pertinentes aos procedimentos administrativos, autos de infração, termo de compromisso e valores das multas. Os policiais ambientais já estão aptos a aplicar, na esfera administrativa, as multas ambientais e demais penalidades, conforme estabelecido no termo de acordo firmado em junho entre o IAP e a Polícia Ambiental.

“O reforço representado pelos agentes do Batalhão Ambiental terá um maior efetivo de ações de combate aos danos ambientais”, destaca o diretor de Proteção e Emergências Ambientais do IAP, Ivo Good.

Eficiência – Todos os processos instaurados pela Polícia Ambiental tramitarão por meio digital utilizando o sistema e-protocolo, que, segundo o governo, traz mais agilidade, transparência e eficiência.

Os agentes também terão acesso aos sistemas usados pelo IAP para fiscalização, consulta a licenciamentos e autorizações ambientais, consulta para autorizações florestais e ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) para efetividade das ações em conjunto.

Nos próximos meses serão agendadas novas capacitações de policiais em todas as regiões do Paraná.

Convênio – Em junho deste ano, representantes do IAP se reuniram com agentes do Batalhão da Polícia Ambiental para a integração e normatização de atos necessários para a efetiva atuação conjunta dos órgãos em campo e também na esfera administrativa. O convênio tem como objetivo o aprimoramento de ações de fiscalização ambiental de caça, pesca e floresta e de apoio às Unidades de Conservação.

Fonte: IAP

Leia também