Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Litoral do Paraná terá diversos mutirões no Dia Mundial de Limpeza de Praias

Estão sendo organizadas ações em diversas cidades no Dia Mundial de Limpeza de Rios, Praias e Lagos

O Litoral do Paraná será palco de diversos mutirões no Dia Mundial de Limpeza de Rios, Praias e Lagos (World Clean Up Day), no dia 20 de setembro (sábado).

Em Guaratuba, a ação é coordenada pelo Instituto Guaju. Em outras cidades, diversas instituições organizam voluntários para uma ação conjunta. A concentração será às 8h30 e vai percorrer locais estratégicos definidos para facilitar a participação dos voluntários e o transporte dos materiais coletados.

Em Pontal do Paraná, a limpeza será coordenada pelo Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar), iniciativa da Associação MarBrasil patrocinada pela Petrobras e pelo Governo Federal. São esperados voluntários de todas as idades. A Refinaria Getúlio Vargas (Repar) vai participar com cerca de 30 funcionários. 

Em Matinhos, o Sesc vai coordenar a ação de limpeza, com a presença de associados, escolas e empresas parceiras. A concentração será em frente ao Sesc Caiobá. 

Manguezais

Este ano, novamente, a limpeza vai incluir manguezais, com coordenação do Projeto Guardiões dos Manguezais Parnanguaras, iniciativa da Associação MarBrasil. A limpeza vai percorrer em quatro pontos de Paranaguá: Meu Campinho, Rocio, Parque Awaji e Rua da Praia.

A UFPR Litoral é uma grande parceira dessa ação e estudantes que participarem receberão certificados. Mas para isso, é preciso fazer o cadastro neste link. Muito além de despoluir o litoral, a proposta é despertar consciência sobre a importância vital de proteger os oceanos. 

Mais do que recolher o lixo das praias, o nosso objetivo é sensibilizar os participantes que cada atitude conta para a saúde do oceano. O Dia Mundial de Limpeza é um convite para que todos se unam pela conservação, pois quando cuidamos dos oceanos, estamos cuidando também da nossa própria qualidade de vida”, ressalta a oceanógrafa Lilyane de Oliveira Fontoura, coordenadora do REBIMAR.

Os voluntários receberão lanches e poderão reabastecer as garrafinhas de água. Serão distribuídos sacos de lixo resistentes e luvas reutilizáveis de jardinagem, substituindo as luvas de látex, como parte dos esforços para reduzir a geração de resíduos. É recomendado o uso de filtro solar, boné ou chapéu. Para a limpeza no manguezal, recomenda-se ainda o uso de calçado fechado com cadarço e repelente. A previsão é que a ação dure cerca de duas horas.

Reciclagem

Em seguida, todo lixo será pesado e destinado corretamente. Em Pontal, a cooperativa Amoresc se disponibilizou a receber e triar os materiais recicláveis. O Rebimar desenvolve pesquisas com lixo no mar e coletará amostras para os estudos. As informações obtidas por meio da análise do lixo fornecerão respostas quanto aos tipos de materiais coletados e podem colaborar na redução deste resíduo.

A grande importância do evento é promover uma reflexão, de como o lixo no mar está presente em nossas vidas, no cotidiano e no meio ambiente que nos cerca, e quais ações pessoais e coletivas podemos tomar enquanto cidadãos, de forma a buscar alternativas sustentáveis. A saúde do ambiente reflete a saúde de todos nós”, comenta André Cattani, diretor-executivo da Associação MarBrasil.

  • Data: 20 de setembro (sábado)
  • Horário: 8h30 

Paranaguá

Meu Campinho (Valadares)

Rocio

Parque Awaji

Rua da Praia

Pontal do Paraná

Praia de Pontal do Sul (em frente à passarela)

Matinhos

Sesc Caiobá

Realização: MarBrasil, UFPR Litoral, Sesc Matinhos e SESC Paranaguá.

Organização: Rebimar, Coalizão, MarMaré, Guardiões dos Manguezais, Projeto Meros do Brasil.

Apoio: Grupo KWM, Instituto Federal do Paraná, Unespar, LabMóvel, LEC/UFPR, Lacons/ITFPR, Amcoresp, Rotary, Maris, Santa Kaya, Sanepar, SPVS, Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros. 

*Guaratuba

Concentração na Praia Central, a partir das 7h30 – coordenação do Instituto Guaju com apoio de diversas instituições

Leia também