Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Litoral recebe mais de 16 mil doses de vacinas contra covid

(foto: Américo Antonio/Sesa)

O Governo do Estado começou a distribuir, nesta sexta-feira (20), 445.388 doses de vacinas contra a covid-19 para as 22 regionais de saúde. A remessa é formada por doses de Pfizer e CoronaVac – que desembarcaram pela manhã no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais – e da AstraZeneca, referente à 40ª pauta de distribuição.

Para a 1ª Regional de Saúde, com sede em Paranaguá e abrangência nos sete municípios litorâneos foram 16.185 doses: 3.246 Pfizer (D1), 3.234 CoronaVac (D1 e D2) e 9.705 AstraZeneca (D2).

Todas as vacinas da Pfizer são destinadas para primeira dose (D1) e as da CoronaVac divididas igualitariamente entre primeira e segunda dose (D2), além da reserva técnica estipulada pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Já os imunizantes da AstraZeneca são exclusivos para fechar o ciclo vacinal, para quem recebeu a D1 em maio e junho.

As regionais Paranaguá, Metropolitana, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão e Telêmaco Borba retirarão as vacinas via terrestre. Já Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Toledo e Ivaiporã receberão por meio de transporte aéreo.

Após alcançar 80,6% dos adultos imunizados com D1 ou dose única (DU), na terça-feira (17), com duas semanas de antecedência, o Governo do Estado tem por meta completar 100% deste público até o fim de setembro. 

Leia também