Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Matinhos realiza sua primeira Parada da Diversidade LGBTI+ neste sábado

Acontece neste sábado (4), a 1ª Parada da Diversidade LGBTI+ de Matinhos, com concentração a partir do meio-dia na Pista de Skate Municipal, no balneário Riviera.

O evento é promovido pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD). A entidade realiza eventos semelhantes em outras cidades no Paraná cem defesa da garantia de direitos à comunidade LGBTI+ e da promoção e defesa da cidadania plena. Para esta primeira edição, o tema abordado será: “Acima de tudo, o que queremos é respeito”.

A 1ª Parada da Diversidade LGBTI+ tem o apoio da Prefeitura de Matinhos, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Respeito à Diversidade

É a primeira Parada da Diversidade no município, mas em em julho deste anos aconteceu a 1ª Corrida pela Diversidade – Transpirar. Organizada por estudantes do curso de licenciatura em Educação Física da UFPR Litoral e teve apoio das prefeitura de Matinhos e Pontal do Paraná, além das das AMPECs (Associações das Micro e Pequenas Empresas) das duas cidades.

O objetivo foi dar visibilidade às pautas de gênero e sexualidade por meio de uma prática esportiva integradora, estimulando o respeito à diversidade, além de mobilizar as pessoas quanto à importância da corrida de rua para a saúde e o bem-estar.

O que significa LGBTI+ e porque a sigla não para de crescer:

LGBTI+ significa Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgênero. e Interssexuais. Atualmente, novos termos foram incluídos e passou-se à denominação LGBTQIAPN+, incluindo assexuais, pansexuais e não-binários. O sinal “+” serve para abranger a pluralidade de orientações sexuais e variações de gênero.

Segundo Toni Reis, sexólogo e diretor da Aliança Nacional LGBTI, a sigla aumenta porque “a sociedade evoluiu, as pessoas estão assumindo mais as suas identidades, orientações e expressões;

Toni Reis criou um “Manual de Comunicação LGBTI+” para jornalistas, comunicadores em geral e outras pessoas interessadas em conhecer e comunicar corretamente. Acesse aqui: grupodignidade.org.br/…/manual-comunicacao-LGBTI.pdf

Leia também