Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Matrícula na rede estadual começa no dia 4 de dezembro

A matrícula dos alunos que vão ingressar no 6º ano do ensino fundamental ou 1ª série do ensino médio dos colégios estaduais será entre os dias 4 a 8 de dezembro.

É necessário levar original e cópia de documento de identificação (certidão de nascimento ou RG), fatura da concessionária de energia elétrica atualizada (no máximo de três meses), histórico escolar e a carta matrícula, quando disponível.

A carta-matrícula será entregue aos alunos do 5º ano e do 9º ano do ensino fundamental entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. Ela contém a instituição de ensino para a qual o aluno está sendo direcionado, de acordo com a proximidade de sua residência e disponibilidade de vagas, entre outros critérios.

A carta-matrícula não é emitida nos casos em que o aluno vai permanecer na mesma escola, seja por dualidade administrativa (entre município e estado), ou quando a instituição oferta ensino fundamental e também o ensino médio.

No caso dos alunos que vão para o 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental, ou 2ª e 3ª série do ensino médio, pais ou responsáveis precisam ir até a escola estadual para assinar a rematrícula, no período de 16 de novembro a 1º de dezembro. Não é necessário apresentar documentação.

Transferência – Os alunos que estão vindo de outros estados, trocando de cidade ou deixando a rede privada para ingressar na rede estadual paranaense, devem procurar a escola de interesse entre os dias 18 a 22 de dezembro e informar pretensão de vaga. Caso não hajam vagas disponíveis no local, a Secretaria da Educação irá verificar qual a unidade mais próxima com possibilidade para atendê-los.

Os estudantes que desejam trocar de escola estadual, mas dentro do próprio município, devem procurar a unidade de interesse a partir de 2 de janeiro e verificar a disponibilidade de vaga.

Todas as informações sobre as matrículas para 2018 estão disponíveis na Instrução Normativa n.º 16/2017 – SEED/SUED, neste link: www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/instrucoes2017/instrucao162017_seed_sued.pdf

O ano letivo de 2018 começa no dia 19 de fevereiro para um milhão de alunos matriculados na rede estadual de ensino do Paraná, e as aulas vão até 19 de dezembro.

Leia também