Operação Caceio apreende rede na Praia Central de Guaratuba

Uma rede de pesca de 40 metros foi apreendida na Praia Central de Guaratuba, na manhã deste domingo (30).
Uma equipe da Polícia Ambiental – Força Verde fazia patrulhamento de barco pela orla quando encontrou a rede, instalada a 300 metros da linha de praia. De acordo com a Portaria IAT 085/2009, as redes de espera fixa só podem ser montadas a partir de meia milha náutica da faixa de areia, o equivalente a 926 metros.
O petrecho foi recolhido: 1 rede de nylon de 40 metros com 2 panos, malha 8 e 11 cm, mais ferro (âncora). Não foi identificado o responsável pela rede.
O patrulhamento faz parte da Operação Caceio, realizada na baía de Guaratuba e na orla marítima de Guaratuba e Matinhos.

Na madrugada do dia 20, foi flagrada uma rede de caceio de 400 metros na baía. A equipe primeiramente viu as boias luminosas e ao verificar a rede, pescadores vieram de canoa ao encontro dos policiais e informaram que eram os donos do equipamento.
Ao serem informados que estavam cometendo um ato ilícito, eles fugiram e a Polícia não conseguiu alcançá-los. O petrecho foi recolhido, apreendido e encaminhado ao Posto de Polícia Ambiental.

