Outubro tem recorde de chuvas no Paraná e no Litoral
Balanço mensal do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) mostra que outubro teve recordes de chuvas em várias regiões do Estado: sudoeste, sul, centro, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral.
Nos últimos meses já tivemos o agosto mais quente em algumas cidades do Litoral, como Antonina, Guaratuba e Guaraqueçaba. No mundo inteiro, foi o setembro mais quente que se tem conhecimento. Agora, a chuva bate recordes no Paraná, tanto pelo volume como pela área atingida por esse volume excessivo.
Curitiba e outras 12 cidades do Paraná tiveram o mês mais chuvoso – entre todos os meses, não só em outubro – desde que iniciou a medição nas estações pluviométricas instaladas pelo Simepar.
No Litoral, a cidade com mais chuvas foi Antonina – com 595 milímetros e 168% a mais que na média histórica para o mês. Em seguida vêm Guaraqueçaba – com 507 mm e 132% – e Guaratuba – 480 mm e 121%.
Nas três cidades foi o recorde histórico, desde 1997, quando o Simepar iniciou a medição. Ou seja, em pelo menos 26 anos.
Paranaguá teve 276 mm de chuvas, 172% a mais que o recorde anterior desde que começou a medição no município, em 2012.
Para novembro, a previsão do Simepar é de se repetirem as chuvas acima da média.