Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Polícia Ambiental apreende rede de pesca ilegal em Matinhos

Fotos: 2º Pelotão da 1ª Cia do BPAMb-FV

A Polícia Militar Ambiental avistou, na manhã desta quarta-feira (31), uma rede armada na modalidade de espera fixa, nas proximidades do Morro do Boi, em Matinhos. 

Pontal 40 milhões

Utilizando o sistema Google Earth, ficou constatado que a rede estava a menos de meia milha náutica da costa, mais precisamente a 400 metros,  o que é proibido de acordo com a Portaria do IAP 085/2009. 

Além disso, que a rede tinha 200 metros de comprimento, e ainda com 5 metros de altura, contrariando a Portaria do Ibama nº 12/2003. Os limites para redes de espera são 120 metros de comprimento por 3 metros de altura.

O material foi apreendido, lacrado e depositado no almoxarifado do 2º Pelotão da Polícia Ambiental, em Guaratuba, por um prazo de dez dias. Caso o proprietário, ou responsável não se apresente, o material destinado para destruição ou doação.

Fiscalização contra pesca predatória

A apreensão aconteceu durante fiscalização contra a pesca predatória no mar territorial do Paraná. O alvo principal é a pesca do arrasto neste período de defeso do camarão – entre 28 de janeiro a 30 de abril, conforme a Portaria SAP/MAPA nº 656/2022.

Durante o patrulhamento, várias embarcações foram abordadas, contudo nenhuma estava praticando pesca de arrasto de camarão. 

Na terça-feira (30), a equipe do 2º Pelotão realizou patrulha um extensa área: a baía de Guaratuba, a costa e a ilha Itacolomi, e também não foram constatados ilícitos ambientais durante a ação.

Leia também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More