Polícia Ambiental apreende rede de pesca ilegal em Matinhos
A Polícia Militar Ambiental avistou, na manhã desta quarta-feira (31), uma rede armada na modalidade de espera fixa, nas proximidades do Morro do Boi, em Matinhos.
Utilizando o sistema Google Earth, ficou constatado que a rede estava a menos de meia milha náutica da costa, mais precisamente a 400 metros, o que é proibido de acordo com a Portaria do IAP 085/2009.
Além disso, que a rede tinha 200 metros de comprimento, e ainda com 5 metros de altura, contrariando a Portaria do Ibama nº 12/2003. Os limites para redes de espera são 120 metros de comprimento por 3 metros de altura.
O material foi apreendido, lacrado e depositado no almoxarifado do 2º Pelotão da Polícia Ambiental, em Guaratuba, por um prazo de dez dias. Caso o proprietário, ou responsável não se apresente, o material destinado para destruição ou doação.
Fiscalização contra pesca predatória
A apreensão aconteceu durante fiscalização contra a pesca predatória no mar territorial do Paraná. O alvo principal é a pesca do arrasto neste período de defeso do camarão – entre 28 de janeiro a 30 de abril, conforme a Portaria SAP/MAPA nº 656/2022.
Durante o patrulhamento, várias embarcações foram abordadas, contudo nenhuma estava praticando pesca de arrasto de camarão.
Na terça-feira (30), a equipe do 2º Pelotão realizou patrulha um extensa área: a baía de Guaratuba, a costa e a ilha Itacolomi, e também não foram constatados ilícitos ambientais durante a ação.