Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Praça da Tartaruga em Pontal do Sul vai ganhar pavimentação

A nova Praça da Tartaruga já é um ponto turístico conhecido em Pontal do Paraná. Localizada à Avenida Beira Mar, esquina com a Alameda das Encantadas, está distante apenas uma quadra da orla de Pontal do Sul. Após a entrega da escultura gigante, o novo espaço público agora recebe obras e intervenções para urbanização. 

O investimento é de R$ 124.945,00 da Prefeitura, por meio da Secretaria de Projetos e Planejamento Urbano. Na atual fase das obras estão sendo executadas a pavimentação da área da praça em paver, com acessibilidade, iluminação decorativa, bancos e paisagismo.

Escultura atrai olhar para preservação

Esculpida em concreto armado, a estátua da Dermochelys coriacea (mais conhecida como tartaruga gigante) mede 10,20m de comprimento por 6,5 de largura. 

Ameaçada de extinção, é a maior espécie de tartaruga do mundo. Durante a temporada de reprodução, a fêmea chega a vir à praia em torno de dez vezes para fazer ninhos e desovar. Em cada ninho, deposita aproximadamente 100 ovos. Já foram registradas desovas em Pontal do Paraná em 2007, 2010, 2014 e 2020, a maioria em Pontal do Sul.

“Pontal é uma cidade que cresce e se desenvolve, mas o desenvolvimento apenas com números não é o ideal. É preciso saber preservar, aliar o turismo à ecologia e exaltar os animais que vivem aqui ou que escolhem Pontal para procriar”, defende o prefeito Rudão Gimenes. 

A escultura, inaugurada em 23 de maio de 2023 – em comemoração também ao Dia Mundial da Tartaruga – é obra do artista Guilherme Ferreira, conhecido como Índio Artesão – e lembra que as tartarugas aportam nas praias de Pontal do Sul para desovar, sobreviver e perpetuar a espécie.

Leia também