Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Ratinho Junior mostra engorda de Matinhos à estatal da China

O Governo do Paraná conversa com representantes de uma empresa estatal chinesa a para conseguir realizar a macrodrenagem e engorda da praia de Matinhos.

O projeto começou a ser feito no governo de Roberto Requião e foi refeito na gestão do ex-governador Beto Richa. A obra é avaliada em aproximadamente R$ 800 milhões

O governador Ratinho Junior viajou à China na semana passada e disse que acertou com o CEO CEO da China Communications Construction Company (CCCC) – estatal chinesa e maior empresa de infraestrutura do país – sua vinda ao Paraná no dia 14 de maio.

Outro projeto que os chineses vem conhecer com detalhes do projeto de extensão da Ferroeste e do corredor bioceânico.

Na segunda-feira (29), Ratinho Junior foi a Brasília, conversar com os embaixadores Nimia Ermelinda da Silva Boschert, do Paraguai, e Fernando Schmidt Ariztía, do Chile, para tratar do projeto do corredor bioceânico entre o Porto de Paranaguá e o Porto de Antofagasta.

A ligação de 2,5 mil quilômetros deverá integrar quatro países e facilitar as exportações do Cone Sul para os países asiáticos pelo Oceano Pacífico, além de baratear custos de comércio exterior dos países sul-americanos pela rota paranaense do Atlântico.

“É um projeto ambicioso. Nós estamos construindo essa possibilidade de um novo corredor de exportação em parceria com esses países”, destacou o governador, que entende que o projeto ajudará a transformar o Paraná em um grande hub logístico da América do Sul.

O projeto paranaense da rota, que integra trechos de ferrovias em operação, já foi apresentado ao presidente Jair Bolsonaro, ao presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, ao ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ao diretor-presidente da Itaipu, Joaquim Silva e Luna, ao presidente do BNDES, Joaquim Levy, e a investidores asiáticos durante a visita do governador à China.

O governador também esteve com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming.

Ratinho Junior esteve com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr

Fonte: ANPr

Leia também