Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Reabre a pesca do camarão nesta quarta-feira, 1º de maio

Foto: Gustavo Aquino / Arquivo do Correio do Litoral

Termina nesta terça-feira (30) o período de defeso do camarão nas regiões Sul e Sudeste. A proibição da pesca vigora desde o dia 28 de janeiro, no calendário implantado em 2023. Antes era de 1º de março a 31 de maio.

A proibição visa garantir a reprodução de algumas espécies: camarão-rosa (Farfantepenaeus paulensis, Farfantepenaeus brasiliensis e Farfantepenaeus subitilis), sete-barbas (Xiphopenaeus kroyerl), branco (Litopenaeues schimitti), santana (Pleoticus muelleri) e barba ruça (Artemesia longinaris).

O defeso é motivo de antiga controvérsia. Segundo pescadores e estudos realizados pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), as diferentes espécies têm períodos de reprodução distintos.

No Litoral paranaense, a reabertura da pesca tem maior impacto em Guaratuba, principal porto pesqueiro do estado. A compra de mantimentos para as tripulações, insumos para os barcos, serviços de manutenção e outros gastos movimentam a economia da cidade nos dias que antecedem o fim do defeso. 

Alguns pescadores chegam a ficar 15 dias embarcados, ou mais até. A volta deles é sempre um momento de emoção e de novo impulso na economia e na geração de empregos, sobretudo nas salgas, como são chamadas, de forma genérica, na região, as empresas de manuseio, beneficiamento e comercialização de pescado.

Leia também