Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Secretaria de Educação de Matinhos oferece oficina sobre cultura afro-brasileira

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Matinhos oferece uma oficina gratuita para professores interessados no ensino de cultura africana e afro-brasileira.

Será nesta segunda-feira (22), às 18h30, na Escola Municipal Wallace Thadeu de Mello e Silva. Uma segunda edição da Oficina já está programada para o mês de agosto e acontecerá na UFPR Litoral.

A Oficina “Xirê da Educação” tem como base a Cartilha Pedagógica “Candomblé” – volume 2, produzida pela Olma (Observatório Nacional Luís Mendes de Almeida) em parceria com o Núcleo de Artes da UFPR Litoral.

A Oficina irá debater temas como o racismo estrutural, racismo religioso, bem como conhecimentos da cultura afro-brasileira, para construção de estratégias metodológicas e de planos de ensino sobre a cultura africana e afro-brasileira nas escolas, conforme determina a Lei 11.645/2008.

Esta oficina compõe o Projeto de Pesquisa de Milah Gouveia, arte-educadora formada pela UFPR Litoral e atualmente mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR), na Linha de Pesquisa Licores – Linguagem, Corpo e Estética na Educação.

A Oficina oferecerá roda de conversa, palestra e atividades formativas, e será certificada pelo PPGE-UFPR.

* Xirê é uma palavra yorubá que significa roda, ou dança para a evocação dos orixás conforme cada nação.

Leia também