Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

TCE faz auditoria nas escolas municipais de Guaratuba

Auditores fiscalizam manutenção e conservação de escolas | foto: TCE-PR/Divulgação

A Educação municipal de Guaratuba foi alvo de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, , na semana passada. A auditoria faz parte o Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2023 do TCE-PR. 

O objetivo é avaliar o trabalho da administração municipal relativo à manutenção e à conservação de escolas, com foco no “planejamento, na estrutura organizacional, na eficácia e na equidade”. 

Foram visitadas 16 escolas municipais de Guaratuba. Na mesma ocasião, os auditores estiveram em nove escolas de Tijucas do Sul (Região Metropolitana de Curitiba), também dentro do PAF 2023.

As auditorias operacionais, realizadas por equipes da Coordenadoria de Obras Públicas (COP), estão contidas na Diretriz nº 20 do PAF 2023, relacionada a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente o de número 4, que trata de uma educação de qualidade. 

“A auditoria tem viés pedagógico e não sancionatório”, explica o TCE. “Seu foco é no resultado dos serviços públicos, com o objetivo de fomentar melhorias”.

O trabalho foi executado pelos auditores de controle externo Paulo Augusto Daschevi e Murilo Mayer Pils Machado, respectivamente coordenador e gerente de Supervisão de Auditorias e Inspeções da Coordenadoria de Obras Públicas (COP) do Tribunal.

Durante a visita, gestores e servidores são questionados quanto à manutenção e conservação de escolas. Também são ouvidos usuários dos serviços de educação prestados pelo município.

A Coordenadoria de Obras Públicas do TCE informou ao Correio do Litoral, através da Diretoria de Comunicação, que a auditoria ainda está em andamento. “Encaminharemos os apontamentos para manifestação da Prefeitura e, recebendo, faremos a análise e elaboração do relatório. Quando emitido o relatório, ele será publicado no site do TCE-PR”.

Leia também