Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Trabalhadores protestam contra mudanças nas poligonais

portuarios-3fev2015-620x349Diversos sindicatos de trabalhadores promovem na manhã desta terça-feira (28) uma marcha em protesto contra as mudanças propostas nas poligonais dos portos de Paranaguá e Antonina.

Nesta segunda-feira (27) foram reabertas as consultas públicas sobre as mudanças nas áreas do Porto Organizado (leia: Reabertas consultas públicas sobre poligonais de Paranaguá e Antonina)

A marcha está sendo organizada pela Intersindical e tem concentração marcada para às 08h30, na avenida José Lobo, próximo à Capitania dos Portos.

“A Frente Intersindical tem uma posição clara sobre a nova poligonal portuária. Esse projeto de privatização de áreas públicas portuários no Litoral do Paraná é um desrespeito aos trabalhadores e á economia de toda a região”, diz a diretoria da Intersindical.

De acordo com a Intersindical, o porto e alguns empresários estariam trabalhando, em Brasília, para definir o cais comercial de Paranaguá entre o Az-1 (Bunge) e o Az-16 (TCP) como sendo a única área dentro do porto organizado e Antonina também está desta forma. Fora dessa área serão liberados terminais privados, com um sistema diferente de arrendamento e contratação de mão-de-obra.

Essa situação provoca um problema para os trabalhadores portuários avulsos porque os novos terminais privados, fora do cais comercial, não precisariam pagar taxas e nem contratar os TPAs vinculados ao Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO), além de outras situações que colocam os terminais privados em concorrência desigual e injusta contra quem está no cais comercial.

“A frente Intersindical é contrária a essa forma de concessão de áreas portuárias e ao longo de sua história esses trabalhadores têm se mobilizado com muita valentia na defesa do Porto Público, com garantia de emprego e geração de riquezas para todos. A nova poligonal portuária que traz essa autorização, põe em risco tudo que já foi feito e conquistado pela comunidade local”, destaca o material divulgada pela nova composição dos TPAs de Paranaguá.

A cidade está diante de um desafio que, certamente, terá consequências.

“Paranaguá, Antonina e Pontal do Paraná não podem ser alvo da ganância desmedida do capital”, dizem os dirigentes sindicais.

Eles ainda fazem um alerta, pois o projeto da nova poligonal portuária não ouviu os municípios e não abriu espaço para a opinião dos trabalhadores e não há nenhuma integração desse projeto com os planos diretores dos municípios do Litoral e ainda não respeitou o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO) e plano máster do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Paranaguá (CAP).

“Não somos contra investimentos e modernização, desde que eles venham integrados aos municípios garantindo manutenção do mercado de trabalho, estabilidade econômica, geração de riqueza e elevação da qualidade de vida da população”, confirmam os dirigentes sindicais que compõe a diretoria da Intersindical.

A Intersindical reforça que o evento conta com o apoio das empresas que operam no Porto de Paranaguá, além da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), APP Sindicato, entre outras entidades sindicais.

Marcha em Defesa de Paranaguá, e seu Porto.

Data: 28/07/2015

Horário: 8h30
Redação CorreiododoLitoral.com com informações do Blog da Luciane
Foto Arquivo Jornalismo da Ilha

 

Leia também