Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Começa Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo

Começou nesta segunda-feira (6) a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo para todas as crianças de um ano a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

A campanha vai até o dia 31. No dia 18, um sábado, haverá a Mobilização Nacional, com postos de vacinação espalhados por diversos locais de concentração de pessoas. 

De acordo com informações da 1ª Regional de Saúde publicada na Folha do Litoral, o cadastro oficial aponta que 16.304 crianças devem ser vacinadas em toda a região, sendo 8.893 em Paranaguá, 2.012 em Guaratuba, 1.724 em Matinhos, 1.248 em Pontal do Paraná, 1.052 em Antonina, 914 em Morretes e 461 em Guaraqueçaba.

A meta é atingir 95% das crianças. Para isso, todas as unidades de saúde devem disponibilizar vacinas. Além das crianças, adultos que nunca tomaram vacina contra sarampo podem ser imunizados. São duas doses para as pessoas com até 29 anos e uma dose para quem tem entre 30 e 49 anos. A vacina contra o sarampo não é administrada a adultos com mais de 49 anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Guaratuba, as vacinas estão disponíveis o ano todo.

Escolas – Em Guaratuba, também haverá vacinação contra HPV e meningite nas escolas. Escolas do Município no retorno das férias. A vacinação contra meningite C será direcionada para adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 11 e 14 anos. Para o HPV, o publico alvo são as meninas com idade entre 9 e 14 anos e os meninos entre 11 e 14 anos de idade.

Leia também