Guaratuba e Matinhos recebem ambulâncias do Samu Curitiba

A Prefeitura de Curitiba informou que foi oficializada nesta sexta-feira (4) a cessão de uso de três ambulâncias da frota reserva do Samu da capital para reforçar o atendimento de urgência e emergência nos municípios do Litoral.
A iniciativa foi viabilizada graças à recente renovação da frota do Samu Curitiba. A capital recebeu 20 novas ambulâncias do Ministério da Saúde no início desta semana.
A solenidade ocorreu no estacionamento da prefeitura, com a presença dos prefeitos Eduardo Pimentel (Curitiba), Mauricio Lense (Guaratuba) e Eduardo Dalmora (Matinhos), e autoridades da área da saúde.
Duas ambulâncias (uma básica e outra de suporte avançado com UTI) foram destinadas ao município de Guaratuba e uma terceira (de suporte avançado com UTI) será sediada em Matinhos, para atender, além de Matinhos, também Pontal do Paraná, Antonina e Morretes. A cessão tem validade de um ano.
A secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, reforçou que o apoio é possível graças à organização e capacidade de resposta da rede de saúde da capital. E enfatizou a necessidade de sempre se buscar o melhor para a população, considerando o sistema de saúde como rede. “O SUS é único e universal. Cabe a todos nos apoiarmos para levar o melhor serviço à população”, disse.
No início deste ano, a Prefeitura de Curitiba já havia enviado duas ambulâncias para Guaratuba e outras três para Matinhos, além de 5,5 mil unidades de medicamentos e materiais de saúde para Matinhos.
Maurício Lense também anunciou as novas ambulâncias, nas redes sociais e agradeceu ao prefeito de Curitiba, à secretária de Saúde da capital e à deputada Márcia Huçulak (PSD), que intermediou a cessão. “Nunca nossa cidade teve uma ambulância tão moderna e com capacidade de suporte avançado, um reforço essencial para salvar vidas do nosso povo”, disse, se referindo à ambulância Alfa (UTI).
Prefeitura prepara veículos e equipe
Na segunda-feira (7), a Prefeitura de Guaratuba trouxe mais detalhes: “Informamos que a ambulância de Suporte Avançado de Vida (Tipo Alfa) ainda não está em operação, pois está em fase final de equipagem com os materiais e dispositivos necessários para garantir segurança e eficiência nos atendimentos”, explicou.
“Paralelamente, também estamos finalizando a formação da equipe técnica especializada que atuará nessa unidade, composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista. Estamos trabalhando para que tudo esteja pronto o mais breve possível, viabilizando a liberação e o início do funcionamento da UTI Móvel, que representará um grande avanço para a saúde de Guaratuba”, informou a prefeitura em seu site e nas redes sociais.