Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Fórum debate Plano para Litoral e impacto de grandes empreendimentos

A UFPR Litoral realiza, na semana que vem, um fórum para debater o Plano de Desenvolvimento Sustentável Litoral, projeto que vem sendo desenvolvido por um consórcio de empresas coordenado pelo Barcelona Brasil Group.

O evento visa ampliar o debate sobre a produção do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná, o chamado PDS_Litoral, que está sendo realizado sob consultoria para o governo do Estado do Paraná, com recursos oriundos do Banco Mundial. Além do Barcelona Brasil Group, trabalham no projeto as empresas Mcrit, Hidria Ciência Ambiente y Dessarrollo S.L e Quanta Consultoria Ltda.

Os especialistas contratados para o PDS_Litoral realizaram pelo menos dois encontros em cada uma das sete cidades da região para apresentar o projeto e ouvir as demandas da população. A “desconfiança” de grande parte do para mais um “plano” na região foi diagnosticada pela própria equipe que realiza as audiências.

De acordo com os organizadores do Fórum na UFPR, uma das preocupações são os grandes empreendimentos planejados para o Litoral que causarão profundos impactos ambientais. O convite para o evento cita o complexo industrial-portuário em Pontal do Paraná, “além de uma série de obras de infraestrutura, que, em conjunto, podem significar impactos de grande magnitude sobre as pessoas, a economia, a cultura e o meio ambiente da região”.

O fórum pretende reunir pesquisadores, representantes de instituições públicas e privadas e a comunidade da região, “visando oferecer subsídios para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná, bem como se posicionar diante desse processo, debatendo as perspectivas para o desenvolvimento territorial sustentável do litoral paranaense”.

O evento será realizado na quinta-feira (16), das 8h30 às 18h, no Auditório Juliano Fumaneri Weiss da UFPR – Setor Litoral, em Matinhos.

Inscrições: https://goo.gl/jUyw9G

Programação:

Leia também