Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Arroz lambe-lambe para saborear e viajar em Guaratuba

O arroz lambe-lambe, um prato típico caiçara, preparado a base de arroz, marisco e temperos é uma iguaria que merecia mais destaque nas praias do Paraná.

Em Guaratuba, o arroz lambe-lambe pode ser muito mais do que uma opção culinária, pode ser uma experiência única.

Quem quiser, tem a oportunidade de acompanhar seu preparo e até mesmo ajudar a catar o marisco no mangue. Após pegar os mariscos, a gente pode dar um passeio de barco pela baía e acompanhar a anfitriã até a sua casa na comunidade do Cabaraquara para preparar o prato.

Para acompanhar o arroz lambe-lambe, podemos conhecer um local de cultivo de ostra, considerada a terceira mais saborosa do mundo, onde podemos prová-las fresquinhas. No caminho, visitamos uma comunidade tradicional do litoral paranaense, passando pela última farinheira existente da região do Cabaraquara.

O passeio é realizado pelo Grupo Guarapés, que é um dos três grupos de turismo de base comunitária do nosso litoral, turismo esse que envolve caiçaras, indígenas, quilombolas, pescadores e agricultores do litoral do estado.

O arroz lambe-lambe, a ostra e a farinha de mandioca além de deliciosos, são típicos de nossa região e merecem uma atenção especial de turistas e de moradores, ainda mais em um passeio diferente como esse, onde os costumes, a história e a cultura do povo caiçara é lembrada a todo instante.

Para quem estiver interessado, os passeios são agendados via telefone com 48 horas de antecedência.
Maria do Carmo (41) 99215-9014
Belém (41) 99141-4486
Vanderleia (41) 99148-9272

Leia também