Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Incêndio destrói 200 mil m² de vegetação em Pontal do Paraná

Aproximadamente 200 mil metros quadrados de vegetação de restinga foram destruídos por um incêndio, nesta terça-feira, 1º dia de 2019, em Pontal do Paraná.

O fogo começou pouco depois do meio-dia, em uma extensa área não habitada à beira mar, entre os balneários de Pontal do Sul e Atami.

Quando os bombeiros chegaram, alguns moradores e t8istas já tentavam apagar o fogo. Trabalharam no combate às chamas bombeiros militares de Pontal do Paraná, Matinhos e Paranaguá.

O helicóptero Falcão 03, da Polícia Militar, que fica em Guaratuba durante a Operação Verão, também foi usado. A aeronave jogou água no local com usos bambi bucket, espécie de balde gigante.

Ao todo, mais de 20 bombeiros trabalharam por quase 4 horas, no isolamento, combate e extinção das chamas.

Maquinário da prefeitura de Pontal do Paraná também foi utilizado para construção de aceros (espaços criados para proteção da vegetação não atingida, por meio de isolamento da área).

Foram jogadas de água dos caminhões e também do bambi bucket, grande cesto que armazena água e é transportado pela aeronave para lançamento sobre o local incendiado.

Foram usados cerca de 9 mil litros d’água. Um foi encaminhado ao hospital pela ambulância, devido à inalação da fumaça.

As causas do incêndio estão sendo investigadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Civil.

Foto de Ricardo Aguiar, secretário Municipal de Planejamento e Recursos Naturais
Foto: BPMOA/PM
Leia também