Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Último boletim confirma balneabilidade inalterada no Litoral do Paraná

O 11º e último boletim da temporada 2018/2019, divulgado nesta sexta-feira (1º), mostra que a Ponta da Pita, em Antonina, e dez pontos desembocaduras de rios e canais nas praias permaneceram impróprios ao banho no verão inteiro.

O monitoramento é feito anualmente a partir de amostras de água coletadas pelo IAP em locais onde há maior fluxo de pessoas durante o verão, e que têm maior possibilidade de contaminação.

O trabalho realizado no Litoral e Costa Oeste e Norte do Paraná verifica, entre outros, a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, o que permite a identificar se há contaminação por esgoto sanitário clandestino e se a água está própria para atividades de lazer de contato primário, como natação, mergulho e esqui aquático.

O último boletim mostra que Ponta da Pita, em Antonina, vêm apresentando águas impróprias desde a primeira análise. Ao todo, são monitorados 49 locais na região –13 estão em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.

Além dos locais monitorados semanalmente, os boletins do Litoral também trazem com maior destaque as condições de dez pontos considerados permanentemente impróprios para banho, onde rios, canais e galerias pluviais desembocam no mar. Esses locais são acompanhados durante todo o ano e também na temporada, mas não entram na verificação semanal porque já se sabe que a água não corresponde aos padrões estabelecidos.

Leia também