Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Colégio de Paranaguá é bicampeão regional do basquetebol

A manhã deste domingo (2) foi gloriosa para a equipe do Colégio Estadual José Bonifácio, de Paranaguá, que conquistou pelo segundo ano seguido o título da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), disputados entre as escolas públicas do Litoral. O merecido título veio após a vitória por 51 a 19 sobre a equipe do Colégio Estadual Gabriel de Lara, de Matinhos.

Com o resultado, os garotos da professora Carla de Carvalho estão classificados para a fase macrorregional dos JEPs, a qual será disputada no município de Rio Branco do Sul, entre os dias 25 a 30 de junho. Contando com 4 alunos remanescentes da campanha do ano anterior, a meta agora é melhorar a colocação obtida em 2018, e se possível, alcançar a fase final dos Jogos Escolares do Paraná, que acontecerá em Foz do Iguaçu, no início de agosto.

Bicampeões! Equipe do Colégio Estadual José Bonifácio conquista a regional pela segunda vez consecutiva (Foto: Vinicius Araujo)

Para chegar ao título da regional, foi necessário realizar apenas um jogo! Além dos campeões parnanguaras, e dos vice-campeões matinhenses, a equipe do Colégio Sully da Rosa Vilarinho, de Pontal do Paraná também estava inscrita na competição. Apesar da tradição pontalense no basquetebol, a equipe foi desclassificada da competição, já que não havia um professor responsável em quadra junto à equipe, o que infringiu o regulamento da competição.

É importante frisar que dentro de quadra, os alunos fizeram sua parte, vencendo a partida de estreia contra a equipe matinhense, em jogo que aconteceu no sábado à tarde. A performance dos garotos honrou a memória do professor de Educação Física, Aloísio Cruz Junior, falecido no final de 2018. Aloísio foi o principal responsável pelos treinamentos e títulos obtidos pelo colégio no basquetebol, incluindo duas participações nas Fases Finais dos Jogos Escolares do Paraná, por parte da equipe feminina com alunas de 12 a 14 anos, as quais, surpreendentemente, não foram inscritas na competição em 2019.

Basquetebol de Paranaguá irá com força total para a fase macrorregional dos JEPs, levando 3 instituições de ensino locais para a disputa de 4 categorias (Foto: Vinicius Araujo)

Com a ausência das atuais campeãs da categoria, o Núcleo Regional de Educação de Paranaguá será representado na fase Macrorregional dos Jogos Escolares pela equipe do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora do Rosário, de Paranaguá. A mesma instituição de ensino também irá a Rio Branco do Sul com sua equipe masculina na categoria 12 a 14 anos.

Já entre as meninas de 15 a 17 anos, o representante litorâneo será o Colégio Evangélico Jerusalém, também de Paranaguá, que não precisou jogar já que não houve outras equipes inscritas para a competição.

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do município de Pontal do Paraná.

Texto e fotos: Vinicius Araujo/ JEPs

 

Leia também