Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Pupunha no Litoral do Paraná rende prêmio nacional

Foto: Embrapa

O projeto “Cultivo da Pupunha para produção de palmito como indutor do desenvolvimento do litoral do Paraná” rendeu à Embrapa Florestas o Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2017, outorgado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, na categoria Tecnologia.

A Embrapa (A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) também foi premiada na categoria Natureza, pelo projeto “Estradas com Araucárias”.

O projeto do palmito de pupunha é resultado de 15 anos de pesquisas e feito em parceria com o Emater-PR (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural). Nativa da Amazônia, onde é utilizada para produção de frutos, a pupunha encontrou espaço para produção de palmito na Mata Atlântica, bioma no qual foi introduzida por meio de plantios organizados em áreas abandonadas pela agricultura.

De acordo com a Embrapa, com a implantação do sistema de produção, o valor bruto da produção saltou de R$ 480 mil em 2000 para R$ 19,5 milhões em 2016, beneficiando 650 famílias dos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Morretes e Paranaguá.

“Este tempo de pesquisa em parceria com a extensão rural envolveu a adaptação da espécie às regiões litorâneas da Mata Atlântica, definição de espaçamento, adubação, controle de doenças, colheita, tratos silviculturais e outros”, explica o pesquisador e líder do projeto Álvaro Figueredo dos Santos.

“Hoje, temos informações e orientações sobre todo o sistema de produção e uma ampla aceitação por parte dos agricultores familiares, que viram na pupunha uma forma de geração de renda com preservação ambiental”, completa.

O sucesso da introdução do cultivo de pupunha para palmito por agricultores familiares na Mata Atlântica foi reconhecido como boa prática pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e também faz parte do banco de tecnologias sociais da Fundação Banco do Brasil. Para conhecer para sobre o projeto, clique aqui.

Já o projeto “Estradas com Araucárias” tem como objetivo estimular, por meio de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), o plantio de araucárias nas divisas de propriedades rurais familiares com estradas, nas áreas de ocorrências desta espécie. O projeto é financiado por empresas da iniciativa privada interessadas em compensar suas emissões de gases de efeito estufa. Atualmente, o projeto atende 68 produtores rurais familiares nos estados do Paraná e Santa Catarina.

O Prêmio von Martius

O prêmio foi entregue durante o Congresso Ecogerma, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em cerimônia realizada nesta quarta-feira (18).

O Prêmio tem apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) , do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e do WWF-Brasil.

 

 

Com informações da Embrapa Florestas / Katia Pichelli

Leia também