Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Rampa e trapiche públicos em Guaratuba funcionam 24 horas

Os pescadores de Guaratuba já podem contar com um terminal de embarque e desembarque público que funciona 24 horas. Desde o início do ano, além do trapiche, a antiga Cooperativa do bairro Piçarras conta com uma rampa e um espaço para feira e separação de pescado.

Agora o espaço também tem sido usado para alguns serviços de manutenção, inclusive durante a noite. O local recebeu iluminação com fortes refletores e a energia elétrica para os reparos é fornecida em diversos pontos, sempre ao alcance das embarcações. Quando há necessidade, máquinas da Prefeitura auxiliam na retirada e colocação de motores e peças mais pesadas.

As mesmas máquinas auxiliam os barcos a subirem a rampa para manutenção ou para serem recolhidos. Nenhuma embarcação paga pelo serviço.

Na manhã desta segunda-feira (2), o pescador Elias José, morador do bairro Piçarras, fazia a pintura e manutenção de seu barco. “É uma benção para nós, a Prefeitura tá de parabéns”, disse. De acordo com seu Elias, o terminal público tem sido bastante frequentado à noite por causa da boa iluminação. Ele também explica que o espaço tem “água e luz de graça” para uso dos pescadores.

O terminal público é administrado pela Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura e ainda conta com uma pequena feira de pescados, que funciona principalmente nas temporadas.

O município aguarda a liberação de recursos da União intermediados pela deputada federal Aline Sleutjes para a compra de um trator para ficar permanentemente a serviço dos pescadores; e pelo deputado federal Luiz Nishimori para construção de um barracão e instalação de esteira e câmara de descarga de pescados.

 

Leia também