Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Marinha constata respeito às normas no transporte de passageiros

Os principais pontos de abordagens das embarcações de transporte de passageiros estão nos terminais das cidades de Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba (foto).
Foto: Capitania dos Portos do Paraná.

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) realizou 450 abordagens a embarcações de transporte de passageiros, turismo náutico, balsas e ferryboats no Litoral e na região Leste do Estado do Paraná na Operação Travessia Segura.

Todo ano, a Marinha do Brasil intensifica na segunda quinzena de janeiro a fiscalização deste tipo de navegação devido ao aumento do fluxo de passeios marítimos e ribeirinhos no período de férias escolares. No período de 15 a 31 de janeiro foram emitidas 16 notificações para os proprietários apresentarem-se na Capitania dos Portos devido a verificação de alguma irregularidade.

Entre os principais problemas encontrados nas embarcações de transporte de passageiros e turismo náutico estão o Título de Inscrição da Embarcação (TIE) vencido e condutor sem o Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP).

Os principais pontos de abordagens destas embarcações estão nos terminais de passageiros nas cidades de Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba. O maior fluxo é registrado em Pontal do Paraná e Paranaguá, ponto de partida de turistas e de moradores do Litoral para as diversas ilhas e comunidades ribeirinhas. O destaque é o trânsito de passageiros para a Ilha do Mel, segundo principal ponto turístico do Paraná e chega a receber simultaneamente cerca de cinco mil pessoas na alta temporada.

O capitão dos Portos do Paraná, capitão de mar e guerra Rogerio Antunes Machado, valorizou a boa conduta para a segurança da navegação dos comandantes de embarcações de transporte de passageiros e turismo náutico no Litoral do Paraná: “Historicamente nós temos um respeito grande às normas de navegação e às questões de segurança e salvatagem das embarcações voltadas ao turismo no Paraná. Apenas 3,5% das abordagens resultaram na verificação de alguma irregularidade”, disse o capitão.

Operação Verão 2019/2020 – Mares Seguros e Limpos

Todas as ações da Operação Travessia Segura fazem parte da “Operação Verão 2019/2020 – Mares Seguros e Limpos”, que começou no último dia 20 de dezembro e segue até o próximo dia 18 de março nas áreas de maior concentração de embarcações.

A missão principal é minimizar a possibilidade de acidentes de navegação com Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário e com o esclarecimento das normas de segurança da navegação. A Operação Verão da Marinha do Brasil acontece em todo o país aliada a uma campanha de conscientização para fortalecer a preservação de nossos mares, rios e lagos.

Desde o início até o dia 31 de janeiro, a CPPR já realizou 2.194 abordagens à embarcações, sendo 1.084 de transporte de passageiros, 767 de esporte e recreio, 314 de motos aquáticas, e outras 29 de embarcações diversas, como as utilizadas para a pesca. Ao todo, foram emitidas 121 notificações, 39 para transporte de passageiros, 50 para esporte e recreio, 23 para motos aquáticas, e outras 9 para embarcações diversas.

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) incentiva todo o cidadão a auxiliar na fiscalização do tráfego aquaviário. Ao verificar irregularidades com embarcações, como manobras perigosas; falta de itens de segurança; condutores alcoolizados; e problemas com coletes salva-vidas ou na habilitação dos condutores solicita-se que a CPPR seja acionada de imediato através do Disque-Segurança da Navegação no (41) 3721-1542.

As informações podem ser encaminhadas ainda por e-mail no [email protected]. Mais informações também estão no site da Capitania: www.marinha.mil.br/cppr. Pedidos de Busca e Salvamento podem ser feitos ainda pelo número 185.

O destaque principal é o trânsito de passageiros para a Ilha do Mel, segundo principal ponto turístico do Paraná. Foto: Capitania dos Portos do Paraná.

Fonte: Capitania dos Portos do Paraná / Heliberton Cesca

Leia também