Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Gleisi entrega máquinas do PAC e discute acesso ao Porto de Paranaguá

Gleisi Hoffman e Vandir Esmaniotto
Foto: Debura Aquino

A senadora Gleisi Hoffmann fez a entrega de equipamentos do PAC para Guaratuba e Pontal do Paraná e discutiu a readequação do acesso ao Porto de Paranaguá, nesta quinta-feira (29).

Cada um dos dois municípios do Litoral recebeu uma motoniveladora do governo federal. O prefeito Edgar Rossi foi pessoalmente pegar os documentos e as chaves. O vice-prefeito Vandir Esmaniotto, o secretário da Pesca e Agricultura, Paulo Pinna, e a assessora Debura Aquino representaram Guaratuba.

Foram entregues 82 patrolas e 40 caminhões caçamba a 122 municípios paranaenses. Em 2013, Guaratuba e Pontal já haviam recebido uma retroescavadeira cada. O PAC está destinando equipamentos para Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná.

A entrega simbólica das máquinas foi na Câmara Municipal de Pinhais. O evento contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, do vice-presidente Michel Temer, assim como de líderes do PMDB, como o senador Roberto Requião, o ex-governador Orlando Pessutti e secretários do governador Beto Richa, representando as três alas do partido.

Em seu pronunciamento, Gleisi destacou que o programa atende três objetivos: ajuda as prefeituras a fazer a manutenção das estradas, fortalece a indústria nacional, já que os equipamentos são todos produzidos no Brasil, uma parte no Paraná, e gera empregos.

Com essa entrega os municípios paranaenses receberam 1.054 equipamentos, totalizando um investimento de R$ 280,8 milhões por parte do Governo Federal. Para a conclusão do término do programa no Paraná, resta ainda um lote de 47 caminhões-caçamba, com valor estimado em R$ 11,6 milhões

Audiência Pública em Paranaguá

Pela manhã, Gleisi Hoffman participou, junto com o ministro dos Transportes, César Borges, da reunião do Conselho Temático de Infraestrutura da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná).

O ministro fez uma apresentação sobre as obras previstas para o Paraná. No início da reunião, Gleisi citou investimentos realizados no país por meio do PAC e do PIL (Programa de Investimentos em Logística), destacando várias obras executadas e previstas para o estado.

Entre as prioridades citadas durante o encontro na Fiep está a readequação do acesso ao Porto de Paranaguá. No dia 9 de junho, a senadora estará na cidade junto com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para participar de audiência pública que discutirá propostas de melhorias.

Leia também