Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Hotéis vão abrigar profissionais de saúde que atendem coronavírus

Hotel Villa Real, em Guaratuba, possui 56 leitos – foto: Gustavo Aquino / Correio do Litoral

O Hotel Villa Real, em Guaratuba, disponibilizado pelo Instituto Joel Malucelli para funcionar como hospital para os casos de coronavírus, será usado como alojamento dos profissionais de saúde diretamente ligados ao controle e tratamento da doença. O hotel possui 56 leitos.

A decisão é do governo estadual, que também conta com outros quatro hotéis cedidos pelos proprietários: dois em Curitiba, um Pontal do Paraná e um Medianeira, na Região Oeste. Os cinco hotéis totalizam 250 leitos.

Durante o período, esses locais serão dedicados exclusivamente para o isolamento dos profissionais da saúde, deixando de receber hóspedes comuns. A duração do acordo depende do acerto individual com cada uma das empresas. A ideia é viabilizar parcerias similares em todo o Paraná.

Um desses hotéis, na região Central da Capital, ficará disponível a partir de segunda-feira (23) e passará a receber médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, entre outras categorias, na quarta-feira (25), após uma ação de limpeza e esterilização por parte da Defesa Civil. O acordo vale, inicialmente, por 30 dias. O trabalho de higienização dos 76 leitos disponíveis começou neste sábado (21).

“Esses profissionais da área da saúde precisam de um espaço seguro para descansar, para seguir colaborando com o atendimento à população”, explicou o coordenador da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Fernando Schunig. “Em algum momento eles não vão conseguir retornar para suas residências justamente para não aumentar o perigo. Então esses hotéis servirão como alojamento”, acrescentou.

Schunig explicou que a relação de profissionais que serão deslocados para esses espaços será definida pela Secretaria de Estado Saúde. Inicialmente, a intenção é que os hotéis sejam utilizados por profissionais da mesma cidade, facilitando a logística e o deslocamento.

O contato e o acordo com os hotéis estão sendo feitos pela Paraná Turismo, entidade vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Presidente da entidade, João Jacob Mehl disse que a disponibilidade de quartos vai aumentar de acordo com a necessidade, podendo haver um revezamento de espaços.

Leia também
Comentários
Carregando...