Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

VII Fich movimentou a UFPR Litoral

ich2014-a A sétima edição do Festival das Interações Culturais e Humanística (Fich) reuniu estudantes, professores e técnicos da UFPR Litoral e ainda atraiu a atenção da comunidade local.

O evento aconteceu na quarta-feira (2) nos períodos da manhã e da noite, quando os grupos formados por estudantes de diferentes cursos apresentaram seus trabalhos e experiências em estandes, por intervenções ou em apresentações no palco da tenda da UFPR Litoral. As Interações Culturais e Humanísticas (ICH) são um dos eixos pedagógicos curriculares da UFPR Litoral. Elas são atividades que promovem a interação vertical (estudantes em fases diferentes dos cursos) e horizontal (estudantes de cursos diferentes no mesmo espaço).

Leia a explicação da assessoria de imprensa da universidade: “Nessas Interações, construídas simétrica e dialogicamente entre estudantes, comunidades e servidores, são valorizados os diferentes saberes e lugares culturais que compõem a vida social. Durante os encontros semanais, os saberes são problematizados, fortalecendo compromissos éticos e políticos, visando a vivência e o adensamento de relações autogestionárias”.

Durante o VII Festival, os grupos de ICH apresentaram criações artísticas e artesanais como mosaicos, peças em EVA, pinturas, desenhos e fotografias. Também expuseram atividades relacionadas ao meio ambiente e à saúde, como as ICHs Plantas Medicinais, Reflorestar e Jardinagem e Paisagismo. Pela manhã, no palco apresentaram-se as ICHs Promoção de Saúde e Prevenção de DST’s –Aids/HIV/Hepatites Virais, Ginástica Geral, Palhacihc e Teatro.

À noite estiveram no palco as ICHs BreakICH, Vem pra Roda Camará, Dança de Salão, Dança Cigana, Direitos Humanos, Maracatu, Teatro (Paranaguá), SkatICH. Toda a programação foi transmitida ao vivo, via internet, pelos estudantes da ICH Comunicação Sem Vergonha. A direção do Setor Litoral parabenizou os envolvidos na organização e participação do VII FICH. “Destacamos as presenças de representações da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), bem como a visita de comitiva da Reitoria do Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul) para observação das ações pedagógicas no Festival”, declarou Renato Bochicchio, vice-diretor da UFPR Litoral.

Estiveram presentes o reitor do Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSUL), Marcelo Bender Machado, acompanhado de Pró-Reitores do mesmo Instituto; o coordenador de Políticas de Avaliação Institucional de Ensino da PROGRAD/UFPR, Valmir França, e a coordenadora de Políticas de Educação da PROGRAD/UFPR, Dione Maria Memz. ich2014b

Texto e fotos: UFPR
Leia também