Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Candidatos ao governo dão os primeiros pitacos sobre o Litoral

betoXgleisi-Os candidatos ao governo do Paraná Gleisi Hoffmann e Beto Richa aproveitaram o desfile do aniversário de Paranaguá, dia 29, para divulgar seus diferentes pontos de vista sobre o Litoral. Requião também compareceu, mas sua assessoria não informou nada ainda.

Segundo o Blog da Luciane, Gleisi foi a primeira a chegar e logo subiu ao local das autoridades, sendo recebida pelo prefeito Edison Kersten. “O governador Beto Richa, foi o segundo a chegar, sendo recebido por um ‘parabéns a você’ executada pela Banda da Guarda Civil, pois era seu aniversário. Foi recebido pelo prefeito e subiu ao local das autoridades”, conta a jornalista. “O terceiro a chegar, também recepcionado pelo prefeito, mas que preferiu ficar na quadra de esportes onde o desfile ocorria, foi o senador Roberto Requião, juntamente com assessores”.

As opiniões dos candidatos, segundo as assessorias:

 

Porto de Paranaguá

Gleisi Hoffmann: Se comprometeu em alterar a política de relacionamento da empresa com as cidades litorâneas. Segundo a candidata, o Porto deve estar comprometido com o desenvolvimento social e econômico local. “O que o Porto colabora para o desenvolvimento do litoral? O que o Porto agregou para a população dos sete municípios que compõem o nosso litoral? O Porto deve ser gerido olhando para as cidades. Deve assumir responsabilidade e melhorar o entorno, executar projetos de conservação ambiental, ajudar os pescadores, investir nas comunidades lindeiras, ajudar a melhorar a qualidade de vida nas comunidades rurais, estimular o desenvolvimento local” destacou a candidata.

Beto Richa: Segundo o atual governador, os investimentos na modernização acabaram com filas de caminhões e transformaram o Porto de Paranaguá em referência. Técnicos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) definiram o Porto de Paranaguá como um modelo de gestão portuária a ser seguido pelos demais portos do país.

 

Saúde

Gleisi Hoffmann: “Dos 866 profissionais dos Mais Médicos que vieram para o Paraná, 32 deles estão aqui no litoral. Há projetos aprovados para a construção de creches e UPA. Além disso, os municípios também foram beneficiados pelo PAC Equipamentos com maquinários como motoniveladoras, caminhões caçamba, para recuperação das estradas dos municípios”.

Beto Richa: “Paranaguá recebeu, desde 2011, duas unidades novas de saúde, melhorias no Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu) e ampliação e reformas no Hospital Regional de Paranaguá”.

Verão

Gleisi Hoffmann: A candidata afirmou que o litoral precisa de políticas públicas estruturantes. “Não é possível que as políticas do governo do Estado sejam pontuais, apenas para o verão. É preciso ter um planejamento mais amplo para o litoral e atrair as empresas para o nosso litoral que gerem empregos e riquezas para que a região tenha mais desenvolvimento. Isso faz a diferença”.

Beto Richa: “O cuidado e o respeito com o Litoral paranaense devem acontecer durante os 365 dias do ano e não apenas na temporada de verão, para atrair turistas”.

 

Outros

Gleisi Hoffmann e a engorda de Matinhos: Gleisi lamentou que o governo do Estado tenha perdido a oportunidade de fazer a engorda da praia de Matinhos. “O governo federal tinha R$ 30 milhões para fazer a engorda da praia, mas perdemos o dinheiro porque o governo do Estado não apresentou projeto, perdeu todos os prazos e a população e comércio foram prejudicados”.

Beto Richa e o Aquário de Paranaguá: “A inauguração do Aquário trouxe muitos visitantes para Paranaguá, o que alavanca e aquece a economia e gera mais oportunidades de emprego aos moradores”, disse Richa. O ponto turístico foi inaugurado em janeiro deste ano após negociação com a empresa Catallini como compensação financeira pelos estragos provocados pela explosão do navio Vicunã, em 2004, na região do Porto de Paranaguá.

Fontes e fotos: Assessorias de comunicação dos candidatos
Leia também
Comentários
Carregando...